Alphagraphics blog

Tudo PARA ONTEM? Saiba definir suas prioridades

Tudo PARA ONTEM? Saiba definir suas prioridades Uma das tarefas mais difíceis dentro das empresas é definir as prioridadesde acordo com a distribuição de recursos e de tempo, ainda mais com as grandes demandas e a pressão diária vinda de todas as partes.

Entretanto, é muito comum gestores e colaboradores confundirem urgência e prioridade. Você sabe a definição de cada uma delas?

PRIORIDADE

Tarefa que deve ser feita primeiro, ou seja, uma decisão que deve ser tomada antes das demais. Afinal, é quase impossível fazer perfeitamente duas coisas ao mesmo tempo.

URGÊNCIA

A urgência é algo que não pode ser adiado, que deve ser resolvida rapidamente. Esse conceito implica na necessidade imediata de que uma tarefa ou situação que requer toda a atenção seja priorizada e realizada sem demora.

Para que tudo flua corretamente dentro da empresa é extremamente importante saber diferenciar cada uma delas. Após isso, fica fácil saber quais são realmente as suas prioridades.

Para ajudá-los nesse processo, veja abaixo algumas dicas importantes e essenciais.

5 Dicas para definir suas prioridades

1. DETERMINE NO DIA ANTERIOR SUAS PRIORIDADES 

Antes de finalizar suas tarefas do dia, determine quais são suas prioridades no dia seguinte. Isso auxilia na organização e no ritmo para o restante do dia, trazendo um sentimento de dever cumprido.

Uma dica é antes de realizar essa tarefa, não abrir e-mail, Facebook, ou outras redes sociais até que ela tenha sido finalizada para não perder o foco e a concentração.

2. ESTABELEÇA ETAPAS E PRAZOS 

Infelizmente nem todas as atividades podem ser iniciadas e terminadas no mesmo dia. Desta forma, é essencial estabelecer etapas e prazos para cada fase das tarefas que sejam prioridades para você.

Fazer isso pode ajudar em sua organização e foco, para que o resultado final seja excelente.

3. CONCENTRE-SE EM SEUS RESULTADOS 

Executar tarefas e atividades em prol de objetivos claros é sempre muito mais interessante.

Tenha em mente as possíveis consequências e obstáculos de cada uma das atividades que serão executadas, para saber quais são as expectativas e os resultados a serem alcançados. Por isso é importante saber as principais prioridades durante a realização dessas tarefas para conseguir atingir o resultado desejado.

4. PEÇA AJUDA

Se o nível das tarefas e atividades com prioridade está muito alto dentro da empresa, é importante saber a hora de pedir ajuda. Isso auxilia na organização das tarefas e na otimização dos recursos.

Entretanto, delegue a execução das tarefas para os colaboradores certos para evitar atrasos e problemas futuros. Conhecer os pontos fortes e fracos de cada membro da equipe é fundamental.

5. SAIBA DIZER NÃO

Saber dizer não é essencial para manter em dia todas as prioridades de sua empresa. Isso ajuda a não acumular tarefas e na organização do seu tempo.

Ser flexível pode lhe ajudar a identificar quais tarefas e atividades exigem um “não”. Claro, que existem formas e formas para se recusar a fazer algo, por isso seja firme e não mal-educado.

Contar com fornecedores de confiança também é essencial para garantir bons resultados no prazo.  Nós podemos ajudá-los em todas as suas demandas de impressão, marketing, design e sinalização, tudo PRA ONTEM! Entre em contato com uma de nossas unidades e saiba mais: http://bit.ly/unidadesalphagraphicsbr


5 passos para garantir uma papelaria de qualidade PRA ONTEM

5 passos para garantir uma papelaria de qualidade PRA ONTEM A identidade visual do seu negócio é a principal ferramenta para divulgar sua marca e fazer com que a mensagem correta chegue até seu público-alvo. Para isso, garantir uma papelaria de qualidade é fundamental, pois é por meio desses materiais que seus clientes saberão o que você faz e como poderá ajudá-los.

Impressos como papel timbrado, cartões de visita, flyers, folders, pastas, catálogos e envelopes são itens indispensáveis para captar e fidelizar clientes.

Para garantir a qualidade da papelaria PARA ONTEM e ajudá-lo a saber quais impressos são essenciais para uma boa comunicação, separamos 5 passos importantes e indispensáveis a serem seguidos.

5 Passos para garantir a qualidade da papelaria

1. Flyers criativos

Os flyers são uma excelente opção para ações de marketing, por isso ser criativo é a chave para manter os clientes conectados com o seu negócio. Aqui, o design e conteúdo são fundamentais, pois é necessário passar a informação de forma clara e sucinta, além de chamar atenção do seu público.

Além disso, também é importante estar atento quanto à distribuição do seu flyer, afinal, não adianta ter um material de qualidade, sendo que não chegará até o prospect ideal. No mundo digital atual, a integração em multicanais aumentará significativamente seus resultados de marketing, assim seu público poderá interagir com sua marca de diversas formas.

Lembre-se de alinhar a identidade e linguagem do seu negócio com um bom design, que não seja poluído e que transmita a mensagem corretamente.

2. Crie cartões de visita personalizados

Item indispensável para as empresas, os cartões de visita permitem que elas deixem seus contatos de telefone, endereço e e-mail de forma criativa e personalizada.

Hoje em dia é muito difícil encontrar empresas que não utilizam esse artigo, afinal eles são a porta de entrada para novos clientes. As informações do cartão geralmente são aquelas básicas de contato, por isso a forma de se diferenciar é escolhendo acabamentos, estilos e materiais personalizados. Na AlphaGraphics, por exemplo, temos uma variedade de itens para a criação de cartão único, como papel metálico, QR code, cartões magnéticos, entre outros.

3. Pastas padronizadas com estilo

As pastas também são um grande diferencial para as empresas. Nelas é possível adicionar orçamentos, papeis timbrados, documentos, contratos e outros materiais como uma forma de apresentação da empresa aos clientes. Ou seja, além de garantir uma boa primeira impressão para o seu negócio, também funciona como uma ferramenta de divulgação.

Além disso, o item ainda pode ser utilizado para fortalecer a imagem e identidade visual da empresa, por isso é essencial contar com pastas personalizadas e com um acabamento diferenciado, transmitindo uma imagem de segurança e organização para clientes, parceiros e fornecedores.

4. Catálogos de alta qualidade

Os catálogos são o carro chefe das empresas, pois eles têm como principal objetivo exibir os produtos, serviços, cursos, aulas, entre outras informações relevantes disponíveis. Esse produto precisa ter alta qualidade e podem ser animados e personalizados para chamar a atenção dos clientes.

O importante é que o catálogo não só tenha um excelente design, como também seja tão útil e principalmente, memorável.

5. Papel Timbrado exclusivo

Esse documento tem a função de passar toda a credibilidade e profissionalismo da empresa. Enviar um comunicado ou um documento personalizado e que possua a mesma identidade visual da empresa, gera reconhecimento e transmite mais confiança aos clientes.

É importante que o papel timbrado seja produzido com textos e imagens em alta resolução, para dar um toque de classe para a comunicação.

Para ter uma papelaria de qualidade é fundamental contar com uma empresa que garanta não só um bom design, como também uma impressão de qualidade. A AlphaGraphics oferece todos esses itens personalizados PRA ONTEM, basta entrar em contato com uma de nossas unidades: http://bit.ly/unidadesalphagraphicsbr


Como planejar uma campanha de marketing PARA ONTEM

Como planejar uma campanha de marketing PARA ONTEM Peça fundamental dentro das empresas, as campanhas de marketing são ações que tem como intuito atingir o público-alvo da marca através de mídias impressas e digitais, eventos e até mesmo degustações em pontos de vendas.

Alguns elementos chave podem tornar essa estratégia inesquecível de forma a trazer novos clientes, fidelizar os antigos e alcançar as metas esperadas. Hoje a nova tendência do mercado são as campanhas com estratégias integradas, misturando online e offline com o objetivo de alcançar todas as pessoas independente da plataforma ou ambiente que estejam.

Para ajudar no planejamento de sua campanha de marketing, separamos algumas dicas para realizar esse processo de forma rápida e prática.

Dicas para planejar uma campanha de marketing

Crie um planejamento

Desenvolva um planejamento de marketing com os objetivos e metas a serem alcançados com as ações elaboradas. Ter as campanhas bem definidas trazem muito mais resultados e facilitam o direcionamento do planejamento.

Conheça o seu público-alvo

Antes de criar uma campanha de marketing é essencial saber quem é o seu público-alvo, seus hábitos e o seu comportamento ao usar a internet. Com tanta tecnologia disponível, fica fácil descobrir quais são os clientes mais propensos às ações realizadas pelas lojas virtuais, quais os canais e redes sociais usados por eles, tornando bem mais fácil o seu alcance.

Tenha definido os seus objetivos

Tenha definido quais são os objetivos da sua campanha e quais as metas a serem alcançadas, para que assim seja possível atingir os índices desejados. Ter todas as ideias bem pensadas e organizadas pode facilitar o planejamento da campanha e tornar o processo muito mais assertivo.

Conduza pessoalmente a execução do trabalho

É imprescindível que os responsáveis acompanhem, analisem e revisem bem de perto os processos para a elaboração de sua campanha de marketing. Assim, será muito mais fácil detectar possíveis problemas e dificuldades na realização das ações.

Elabore uma linha de comunicação

Defina qual linguagem será utilizada (formal ou informal), a abordagem ideal (pessoal ou institucional), a periodicidade de atualização e o tempo máximo de respostas às interações, tirando como base as informações que possui do seu público-alvo.

Defina as mídias que serão utilizadas

Sabendo as informações dos seus clientes, fica mais fácil definir quais são os melhores canais para divulgar a sua campanha. Escolha as redes sociais onde os usuários gastam a maior parte do seu tempo, assim como Twitter, Facebook e Instagram.

Pronto, seguindo todos esses processos ficará muito mais simples planejar a sua campanha de marketing! Além disso, você sempre poderá contar com a AlphaGraphics para garantir os melhores serviços e produtos PRA ONTEM!

Entre em contato com uma de nossas unidades e saiba como podemos te ajudar: http://bit.ly/praontemagunidades


Você está oferecendo uma boa experiência para o seu cliente?

Você está oferecendo uma boa experiência para o seu cliente?

Oferecer boas experiências e um bom atendimento aos clientes deve ser prioridade dentro das empresas, uma vez que eles estão cada dia mais exigentes e influentes dentro do mercado. Sendo assim, é muito importante se perguntar se você está oferendo um serviço impecável e exclusivo para o seu público-alvo.

Proporcionar um bom atendimento pode ajudar a fidelizar os clientes, incentivando-os a procurarem por novos produtos dentro da empresa. Para que o seu negócio fique ainda melhor, separamos algumas dicas para tornar o serviço oferecido pela sua empresa único!

Como proporcionar boas experiências para o seu cliente?

Entenda seu cliente

Para saber se o seu atendimento está sendo feito da melhor forma possível, o ideal é olhar a empresa do ponto de vista do seu cliente. Afinal, só assim você conseguirá entender realmente se todos os processos estão funcionando, quais os pontos fortes e fracos e se as necessidades do seu público estão sendo atendidas corretamente.

Isso pode ser realizado através de ligações para a central de atendimento, indo as lojas ou solicitando os serviços pelos meios oferecidos pela empresa, sem se identificar como gestor em um primeiro momento.

Apenas desta forma, você conseguirá ter soluções mais efetivas para os problemas presentes dentro da empresa, assim como maneiras de intensificar a qualidade do serviço oferecido.

Crie canais para receber feedbacks

Uma das melhores formas de saber se está oferecendo uma boa experiência para os seus clientes é buscar por feedbacks. Isso pode ser feito através de fichas de avaliação e sugestões, pós-venda, chat, site ou redes sociais.

Nessa pesquisa deve ser perguntado sobre o produto, quais as sugestões, reclamações e críticas, para saber o que deve ser melhorado. Desta maneira, você conseguirá colher informações direto da fonte mais importante para a sua empresa.

Parta para a ação!

Depois de se colocar na pele dos seus consumidores e colher todos os feedbacks, chegou o momento de reunir essas informações e buscar soluções para melhorar o atendimento e a experiência oferecida aos seus clientes.

Sempre leve em consideração o perfil de cada um deles, quais pontos do atendimento são relevantes e como você pode surpreendê-los de forma positiva. Todas essas informações poderão auxiliar a sua empresa a se tornar ainda mais consolidada no mercado e entre os seus consumidores. Além disso, o consumidor que tem uma boa experiência é aquele irá voltar e ainda indicar o serviço para outras pessoas.

Trabalhamos com soluções de marketing e design para ajudar você a oferecer a melhor experiência para o seu cliente. Temos uma equipe especializada para atendê-lo em todas as demandas de marketing, impressão e sinalização. Entre em contato com uma de nossas unidades e saiba mais!


Lean Startup: o que é e como aplicar negócios

Lean Startup: o que é e como aplicar negócios Criada por Eric Ries, famoso empreendedor do Vale do Silício, a Lean Startup em tradução literal significa “startup enxuta”. Desta forma, essa nova modalidade administrativa traz para as startups processos mais objetivos e eficientes, utilizando apenas recursos disponíveis, sem gastar muito dinheiro.

Uma das principais premissas da Lean Startup é de que “quanto maior a velocidade e menor o custo de cada iteração (repetição), maiores são as chances de um novo negócio dar certo” – deixando de lado o conceito tradicional de gestão, para dar espaço para um processo que defende novas experimentações e a opinião do cliente.

Seguindo a linha de raciocínio do criador do conceito Eric Ries, essa metodologia possui alguns princípios fundamentais que formam sua base:

  • Mínimo Produto Viável (MPV): consegue reter muito mais informações e aprende sobre as necessidades e expectativas do cliente final;
  • Deploy Contínuo: desenvolve novos recursos e os disponibiliza em tempo reduzido para que a avaliação do cliente seja feita de forma rápida;
  • Teste A/B: disponibiliza no mercado duas versões do produto final, com o intuito de ver como os clientes reagem sobre os diferentes modelos do produto;
  • Métricas Acionáveis: oferecem todas as informações necessárias para que a gestão possa tomar decisões sobre o negócio;
  • Pivot: pode ser visto como uma nova hipótese estratégica, exigindo uma mudança completa no curso de um produto.

Além disso, o conceito baseia-se na combinação de três pilares extremamente importantes, que são:

  • Customer Development: avalia e testa todas as hipóteses das startups sobre os clientes, produtos e mercado;
  • Desenvolvimento Ágil: emprego das metodologias como Extreme Programming (XP) e Scrum que colaboram para a redução de tempo de cada repetição de desenvolvimento, ampliando a velocidade do aprendizado por meio do feedback dos clientes da startup;
  • Uso da Tecnologia: é essencial que as startups utilizem a tecnologia a seu favor durante a realização de todos os processos. Pode-se destacar a utilização de serviços, frameworks e redes sociais, que apresentam menor custo, permitem o desenvolvimento e o crescimento ágil da startup.

Por que aplicar o conceito nos negócios?

Essa nova metodologia é uma ótima opção para ser adotada nos negócios, pois auxilia no desenvolvimento e lançamento de novos produtos no mercado. Para entender melhor do porque aplicar o conceito em sua empresa, veja abaixo alguns dos principais motivos:

  • Deixam todos os processos internos e externos muito mais rápidos e organizados;
  • A organização fica muito mais maleável e eficiente;
  • Possibilitam descobrir o que está e o que não está dando certo, para que novas estratégias sejam adotadas;
  • Facilitam a descoberta e a exclusão das fontes de desperdício dentro da startup;
  • Dão a possibilidade da startup ter novas experimentações e insights através dos feedbacks dos clientes.

Claro que não existe a fórmula do sucesso, entretanto, o conceito pode ser bastante eficaz para o seu negócio. Afinal, o método ajuda as empresas a testarem suas ideias com muito mais rapidez e eficiência.

E aí, você já conhecia esse método? Deixe sua opinião nos comentários!


Como fazer o uso inteligente de dados variáveis

Como fazer o uso inteligente de dados variáveis Ter uma boa estratégia de comunicação dentro das empresas é essencial para alcançar o público desejado. Entretanto, o antigo estilo de comunicação está sendo deixado de lado, para dar espaço para uma nova ferramenta chamada de dados variáveis.

Base para a personalização de impressos, o uso de dados variáveis está sendo considerado uma das maiores tendências em comunicação promocional e marketing editorial dos últimos tempos. Esse tipo de projeto tem como objetivo atingir os clientes com mensagens precisas e realmente relevantes sobre um determinado produto ou serviço.

A impressão permite que a empresa personalize as ofertas especificamente para as necessidades e gostos de um determinado cliente ou pelo seu histórico de compras anteriores. Este estilo de estratégia pode aumentar consideravelmente as taxas de respostas, diminuindo os custos gerais de impressão e envio.

O uso de dados variáveis pode aumentar a chance de leitura do cliente em 500%, um número bastante significativo se levado em conta os outros tipos de comunicação.

Para que o uso da impressão de dados variáveis seja efetiva, é imprescindível que a empresa tenha um banco de dados de clientes completo, um layout adequado e o parceiro ideal para realizar o plano de marketing personalizado e direcionado para o seu cliente.

A implementação desse sistema de impressão de dados variáveis está crescendo a cada dia e se tornando um investimento de rentabilidade a curto prazo excelente. Hoje no mercado, existem três tipos de impressão de dados variáveis:

  • Promocional – desenvolve uma comunicação direta com o cliente, ajudando em um melhor relacionamento e potencializando a resposta das ofertas de marketing;
  • Transacional – acrescenta informações específicas com fins comerciais;
  • Transpromocional – faz a junção do promocional e do transacional, transformando a impressão em uma das comunicações mais eficientes e com vida útil muito maior que as outras.

Funcionamento da impressão de dados variáveis

Para entender como é feito o processo de impressão de dados variáveis, veja o passo a passo abaixo:

  • Todas as informações como lista de endereçamento ou banco de dados de clientes são combinados com campos de dados em layout de peça de marketing;
  • As imagens são escolhidas e podem variar com base em cada cliente;
  • Por fim, a impressão é realizada a partir das informações adquiridas através de um registro único de cada cliente.

Na AlphaGraphics, temos uma equipe especializada para aconselhar nossos clientes  em todo o processo e assim entregar um material de marketing completo, personalizado e com a melhor qualidade possível.

Tem alguma dúvida sobre como o uso de dados variáveis pode melhorar seu negócio? Entre em contato conosco!


3 pilares para se tornar mais influente no seu mercado

3 pilares para se tornar mais influente no seu mercado Ter uma marca forte, consolidada e influente é um dos principais objetivos da maioria das empresas, que podem aproveitar sua presença de mercado para conquistar cada vez mais clientes e persuadi-los a consumir seus produtos ou contratar seus serviços. Isso é possível graças às mudanças que foram observadas no comportamento do consumidor, que passou a usar a internet como fonte de entretenimento, informação e relacionamento.

Para fazer com que uma marca — seja ela pessoal ou empresarial — se torne influente no mercado a ponto de ela obter vantagens competitivas, é fundamental investir em diferenciais que a destaquem do restante da concorrência. Além disso, é necessário que a marca seja capaz de transmitir confiabilidade e de criar uma boa identificação com seu público-alvo.

O estabelecimento de uma presença digital influente depende de um conjunto de ações baseada em 3 principais pilares. Descubra quais são a seguir:

1. Conteúdo de valor

O marketing de conteúdo é uma estratégia que gera valor para determinada marca por meio da oferta de material de qualidade, produzido especialmente para um público-alvo. É fundamental que este conteúdo seja relevante, rico e atrativo, trazendo informações completas a respeito de um assunto que seja do interesse do consumidor.

Isso pode ser feito de diversas maneiras: criação de artigos que serão publicados no blog da marca, envio de e-mail marketing a clientes previamente cadastrados, publicações em redes sociais, produção de vídeos, ebooks, landing pages e muito mais.

2. Relacionamento

A habilidade de se relacionar é essencial para se tornar um grande influenciador, e isso vale tanto para os clientes quanto para outras marcas influentes do mercado. Sempre converse com seu público, responda às suas dúvidas e incentive a participação deles em seus canais de comunicação. Assim, você cria um relacionamento duradouro com os consumidores, fazendo com que eles tenham vontade de negociar com sua marca e ouvir o que ela tem a dizer.

Por outro lado, também vale a pena identificar os principais influenciadores do seu mercado e fazer parcerias com ele, aumentando a autoridade da sua marca e alcançando uma audiência cada vez maior. Uma excelente maneira de fazer isso é por meio guest posts e promoções realizadas em conjunto com outra empresa.

3. Presença

Não há muito sentido ser influente na internet, mas não fazer jus a esta fama no mundo real. Portanto, além de investir em conteúdo e relacionamento online, preocupe-se em marcar presença também no âmbito físico: entregue produtos de qualidade, participe de eventos da sua área e permita-se ser encontrado pelo seu público.

Para ganhar mais visibilidade e ser influente no mercado, conte com a AlphaGraphics!


5 passos para criar um mailing eficiente

5 passos para criar um mailing eficiente O mailing é um banco de dados que reúne nomes, endereços e informações relevantes a respeito dos consumidores que já fizeram negócio com sua marca ou que podem vir a fazer no futuro. Trata-se de uma ferramenta poderosa para criar e manter um relacionamento com o cliente, fazendo com que ele se mantenha interessado por aquilo que sua marca tem a oferecer.

Um bom mailing é composto pelos contatos certos, que não necessariamente precisam ser muitos. O mais importante é que seu mailing contenha pessoas que realmente se interessam pelo seu negócio e desejam estar na sua lista de e-mails — seja para conhecer a marca de maneira mais profunda, para ficar sabendo de promoções ou porque se interessam pelos produtos oferecidos.

5 passos para criar um mailing eficiente

1. Peça o e-mail de seus consumidores

Pedir para que os visitantes do seu site e seus clientes assinem a lista de e-mails é uma das mais eficientes formas de conseguir novos assinantes para seu mailing. Esta é uma estratégia direta e sincera, capaz de atrair muitos contatos importantes para seu banco de dados.

2. Coloque formulários em seu site

Para facilitar a captura de novos assinantes, inclua formulários de inscrição para seu mailing ao final dos seus artigos e nas páginas mais importantes do seu site. Você também pode criar um pop-up com um formulário que aparece no momento em que o usuário está deixando sua página, convidando-o a assinar o mailing caso tenha gostado do conteúdo oferecido.

3. Crie uma oferta relevante

Ofereça alguma coisa interessante para as pessoas que assinam sua lista de e-mails, tais como: ebook, webinars, certificações gratuitas, promoções, códigos de desconto ou qualquer outro tipo de brinde que seja do interesse do seu consumidor. Vale destacar que, para que esse tipo de ação seja eficiente, é preciso que você conheça os interesses do seu cliente e a maneira como ele se comporta e obtém informações.

4. Tenha uma página de captura

Mais conhecidas como landing pages, as páginas de captura têm o objetivo único de transformar os visitantes em leads (cliente em potencial). Em geral, essa é uma página mais simples que o seu site, e traz conteúdo para convencer o visitante a realizar determinada ação — que geralmente é preencher um formulário de assinatura de mailing.

5. Incentive o compartilhamento

Se você já tiver alguns contatos em seu mailing, aproveite para incluir links ou botões de compartilhamento em suas newsletters, incentivando seus assinantes a compartilhar o conteúdo entre seus amigos e conhecidos. Claro que, para que essas pessoas tenham vontade de compartilhar seu conteúdo, é essencial que ele tenha qualidade e seja relevante para o mercado.

Na AlphaGraphics, contamos com profissionais especializados na geração de leads, que podem te ajudar a criar e organizar uma lista de e-mails eficiente, além de planejar e criar o material adequado para se relacionar com seu público-alvo.

Quer saber mais? Deixe seu comentário ou entre em contato conosco!


6 Dicas para uma Reunião mais Produtiva

6 Dicas para uma Reunião mais Produtiva Muito frequentes no mundo corporativo, as reuniões são encontros organizados para que os colaboradores fiquem sabendo dos processos organizacionais, discutam assuntos pertinentes à sua rotina de trabalho e ajudem nas tomadas de decisão. Trata-se de um artifício indispensável para que a empresa alcance os resultados almejados e para que todos desenvolvam seu trabalho de maneira a buscar sempre um objetivo em comum.

Justamente por considerar que esses eventos são fundamentais para seu sucesso, muitas empresas caem no erro de realizar reuniões em excesso. Isso faz com que a maioria dos profissionais veja a reunião como uma perda de um tempo que poderia ser melhor aproveitado com outras ações. Para evitar que isso aconteça, é fundamental que as reuniões sejam produtivas e ágeis. Saiba como fazer isso a seguir:

6 dicas essenciais para fazer uma reunião produtiva

1. Defina e apresente a pauta antecipadamente

Saber qual o assunto será tratado na reunião é fundamental para que o encontro seja produtivo, pois garante que todos se mantenham focados na pauta. Portanto, defina previamente o tema da reunião e classifique os subtemas que deverão ser abordados, de modo a garantir que as decisões mais importantes sejam discutidas primeiro.

Também vale a pena avisar os participantes previamente a respeito do assunto da reunião, permitindo que eles se preparem antecipadamente para debater sobre o tema e desenvolvam ideias para serem apresentadas durante o encontro.

2. Estabeleça um horário de encerramento

A maioria das pessoas agenda o horário de início da reunião, mas esquece de estipular um horário para que ela termine. O ideal, na verdade, é que o encontro tenha um tempo limite de duração, e encerrar a discussão dentro do horário previsto evita que os participantes fiquem cansados e ansiosos para ir embora. Caso o assunto não tenha sido completamente solucionado, agende outro dia para continuar a discussão.

3. Elabore um roteiro

Para que a reunião seja realmente produtiva, você deve definir um roteiro a ser seguido, listando a ordem dos assuntos que serão discutidos e o tempo médio para apresentações e deliberações.

4. Convide as pessoas certas

Colaboradores que não estão diretamente envolvidos com o projeto que será discutido não devem participar da reunião. Isso porque, quanto maior o número de participantes sem interesse no assunto que está sendo tratado, maiores serão as dificuldades de comunicação e menor será a produtividade. O ideal é que cada participante presente na reunião seja capaz de contribuir com o tema discutido.

5. Mantenha o foco

Com tema, duração e objetivos bem definidos, cabe ao condutor da reunião a tarefa de fazer com que os participantes mantenham sua atenção focada nas questões pertinentes à pauta do encontro. Não deixe que o grupo desvie do assunto principal e foquem no que há de mais importante a ser discutido. Os detalhes podem ficar para um próximo encontro ou até mesmo para o dia a dia.

6. Registre

Documentar tudo o que foi abordado e decidido na reunião é importante para evitar problemas de comunicação e não deixar dúvidas a respeito das decisões tomadas. Ao marcar a reunião, eleja uma pessoa que se responsabilizará por tomar notas e elaborar a ata da reunião, que pode ser consultada mais tarde por quem precisar verificar o que foi deliberado.

E aí, quantas reuniões realmente produtivas você tem na sua empresa? Compartilhe sua opinião conosco!


Os diferentes tipos de acabamento de impressão

Os diferentes tipos de acabamento de impressão O acabamento é um processo de pós-produção que transforma os materiais impressos em um produto diferenciado e de maior qualidade. Trata-se de um recurso que aprimora uma peça simples, fazendo com que ela seja mais chamativa e atrativa para o público final.

Diversos recursos podem ser utilizados para a realização do acabamento gráfico, como a execução de dobras ou cortes diferenciados ou a aplicação de verniz e outros materiais que agregam valor ao material impresso. Este é um processo muito importante para a indústria gráfica, garantindo um resultado final mais satisfatório.

Principais tipos de acabamento de impressão

Laminação

Este acabamento gráfico consiste na aplicação de uma película plástica no papel. Esta película pode ser brilhante, fosca e apresentar diferentes padrões de cores e textura. Em geral, este acabamento é aplicado dos dois lados do papel, fornecendo proteção extra ao material.

Refile

Este é o tipo de acabamento mais comum, e consiste no corte reto do material, geralmente feito com guilhotina ou estilete. Em geral, este é um processo que serve para aparar as sobras de impressão e eliminar margens e marcas de impressão que são indesejáveis para o produto final.

Corte e vinco

O corte e vinco é um acabamento utilizado principalmente em materiais personalizados e embalagens. O processo de corte é feito com auxílio de uma lâmina de corte que dá formato ao material impresso e adiciona dobras ou picotes.

Aplicação de verniz

Também conhecido como coating, este acabamento de impressão consiste na aplicação de um líquido transparente em toda a superfície impressa. Existem opções de verniz de alto brilho, texturizados, com aromas especiais, entre outros. A aplicação de verniz também pode ser feita apenas em áreas específicas do material e, neste caso, o acabamento é chamado de verniz localizado.

Hot stamping

De aplicação semelhante à do verniz localizado, o hot stamping possui uma ampla variedade de cores, sendo que as mais utilizadas são as metalizadas.

Relevo seco

Este acabamento oferece uma experiência tátil, e consiste na aplicação de pressão sobre o material, fazendo com que uma imagem fique gravada no impresso e dê a impressão de que ela está “saindo” da superfície.

Plastificação

Muito utilizado em capas, catálogos e cardápios, este acabamento de impressão tem o objetivo de aumentar a durabilidade do material. Trata-se de um processo que consiste na aplicação de plástico sobre o papel já impresso.

Na AlphaGraphics, temos o acabamento ideal para dar o destaque que seu projeto precisa. Entre em contato conosco e deixe nossa equipe te ajudar a escolher o melhor acabamento para o sucesso do seu negócio!