5 passos para criar um Plano de Marketing

O Plano de Marketing é uma ferramenta de gestão que contribui para o crescimento e desenvolvimento de uma empresa ou marca. Trata-se de um documento que detalha todas as ações necessárias para atingir um ou mais objetivos de marketing, indicando estratégias a serem adotadas e objetivos que deverão ser cumpridos.

Um bom plano de marketing deve estar pautado em uma sólida estratégia que inclui números, fatos e objetivos. Este é o plano de ação que vai te ajudar a aumentar o número de vendas, auxiliar no controle dos gastos e basear a definição de metas e objetivos a serem alçados.

Confira, a seguir, os cinco passos para a criação de um Plano de Marketing:

1. Analise a situação atual

Comece definindo claramente o que é sua empresa e o que ela tem a oferecer, identificando os benefícios e diferenciais de seu negócio. Analise seus pontos fortes e fracos, bem como as oportunidades do mercado e as ameaças externas.

Coloque todas essas informações no papel, de modo a ter um panorama completo da atual situação da sua empresa e do mercado em que ela atua.

2. Entenda seu público-alvo

Identifique e descreva o perfil de seus clientes, apontando características como: idade, gênero, composição familiar, salário, estilo de vida e localização geográfica. Além disso, avalie o perfil psicológico do consumidor, de modo a compreender suas necessidades, anseios e preferências.

3. Liste seus objetivos de marketing

O que você pretende alcançar com o Plano de Marketing? Faça uma pequena lista com seus objetivos, ações necessárias para alcança-los e com as pessoas envolvidas no processo. Faça com que os objetivos sejam mensuráveis, garantindo que você saiba exatamente quando cumpriu as metas estipuladas.

4. Desenvolva estratégias

Este é o momento de detalhar sua estratégia de marketing e todas as ações táticas que você vai usar para conquistar os clientes e alcançar os objetivos traçados nas etapas anteriores. Considere todas as possibilidades de ação de marketing, sempre avaliando qual será mais efetiva para o perfil do seu público.

Uma boa maneira de identificar a melhor estratégia para seu negócio é descobrindo qual mídia o cliente mais utiliza para obter informações associadas ao mercado em que seu produto está inserido. A partir daí, estabeleça as ações ideais para o tipo de mídia escolhido.

5. Defina seu orçamento e cronograma

Por fim, defina quanto você quer e pode investir em recursos de marketing, dedicando um percentual de seus lucros para o financiamento dessas ações. Além disso, estabeleça um cronograma que permita o monitoramento dos resultados e dos recursos utilizados. Esse registro indicará o que está dando certo e quais ações de marketing não devem mais fazer parte do seu próximo planejamento.

E você, já criou seu plano de marketing? Deixe seu comentário!

Posted by admin

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *