7 dicas poderosas para falar bem em público Para algumas pessoas, apenas a ideia de falar em público já causa pânico e temor. Em geral, esse medo está associado ao medo de ser julgado e criticado em uma situação de exposição. Para falar bem em público, é preciso enfrentar esse medo de errar e, a partir daí, aliar algumas técnicas de comunicação.

Dicas poderosas para falar em público

1.Prepare seu discurso

Ao preparar seu discurso, estude bastante o tema da sua apresentação. Para isso, leia, escreva, pesquise e fale sobre o assunto com outras pessoas. Aprofunde seu conhecimento a respeito do tema até que você se sinta confortável ao falar sobre ele. Quanto mais você souber sobre o assunto, mais seguro você sentirá.

2. Conheça seu público

Conheça o nível intelectual de seu público, bem como sua faixa etária e seu conhecimento a respeito do assunto que será apresentado. Com essas informações, você conseguirá direcionar sua comunicação e sua fala para prender a atenção do público e passar sua mensagem de maneira mais eficiente, sem ficar repetindo o que já é de conhecimento do seu público.

3. Tenha um roteiro de apoio

Por mais que você tenha uma boa memória e conheça bem sua apresentação, podem acontecer imprevistos que tirem sua linha de raciocínio. Para que isso não se torne um problema, elabore um roteiro com as principais etapas da sua apresentação e algumas frases que resumam as ideias que serão apresentadas. Assim, você terá um material para guiar sua apresentação e evitar que alguma informação importante fique de fora.

4. Treine sua apresentação

Peça ajuda para seus amigos e mostre sua apresentação a eles, treinando seu discurso. É importante falar em voz alta para aprender como controlar sua respiração, fluxo de palavras, entonação e expressão corporal. Se preferir, treine primeiro em frente a um espelho até se sentir confortável para falar na frente de outras pessoas.

5. Valorize suas qualidades

Identifique suas maiores aptidões e saiba usá-las para aprimorar seu discurso. Caso você seja simpático e engraçado, por exemplo, aproveite isso em sua apresentação para ganhar a simpatia do público.

6. Use recursos para apoiar seu discurso

Alguns estudos apontam que o auxílio de recursos visuais fazem com que as pessoas lembrem de até 65% do que foi transmitido, enquanto exposições meramente verbais fazem com que o público absorva apenas 10% do conteúdo. Por isso, aposte em recursos complementares para potencializar sua apresentação. Tome cuidado, apenas, para que os recursos não sejam exagerados e não acabem se tornando o centro da sua apresentação.

7. Relaxe

Antes de dar início à sua apresentação, dedique alguns minutos para relaxar, respirar fundo e mandar a ansiedade para longe. Lembre-se que você está preparado para falar em público e dispõe de todo o material e conhecimento necessários para esta tarefa.

Para uma apresentação de qualidade, também é importante você contar com um material de apoio, que transmita clareza, conhecimento e profissionalismo. Temos uma equipe à disposição para providenciar o material completo da sua apresentação! Entre em contato conosco: www.alphagraphics.com.br

E aí, tem alguma dica para falar bem em público, que não citamos aqui? Compartilhe conosco!