Como definir metas para sua equipe Estabelecer metas é fundamental para que sua equipe se mantenha motivada e trabalhe em conjunto para alcançar os resultados almejados pela empresa. Quando bem elaboradas, as metas se destacam como uma excelente ferramenta para orientação dos liderados, pois garante que eles caminhem na mesma direção, rumo ao sucesso almejado por todos.

As metas também são importantes para que o trabalho em equipe flua de maneira adequada, pois faz com que os colaboradores sejam constantemente lembrados a respeito da importância de cada um na conquista dos planos que foram traçados em conjunto com a organização. Desse modo, todos se mantêm produtivos e focados.

Dicas de como definir metas para sua equipe

1. Seja realista

É essencial que suas metas sejam alcançáveis. Isso porque metas que estão muito acima da capacidade de sua equipe ou de sua empresa podem desmotivar e frustrar, em vez de impulsionarem o sucesso. Além disso, é preciso ter certeza de que as metas estão alinhadas com os objetivos da empresa para o mesmo período.

2. Tenha cuidado para não se acomodar

Ao mesmo tempo em que as metas precisam ser realizáveis, elas devem ser desafiadoras para a equipe. Metas que podem ser atingidas com facilidade podem contribuir para o comodismo, o que impede o crescimento da empresa e o desenvolvimento dos colaboradores.

3. Não imponha

Elaborar as metas sozinho e distribuí-las entre os colaboradores com a esperança de que todos se envolvam profundamente com elas é um grande erro. Em vez de fazer isso, prefira envolver sua equipe no estabelecimento das metas, de modo a favorecer o engajamento de todos no processo de busca pelos objetivos empresariais.

4. Coloque prazos

Metas sem prazo para serem alcançadas também podem favorecer a acomodação da equipe e da empresa como um todo. Por isso, sempre considere seus recursos e, com base nisso, estipule um prazo para que suas metas sejam cumpridas.

5. Entenda e explique as metas

Mais importante do que definir metas é entender as razões por trás delas e quais retornos elas podem trazer para a empresa e para os colaboradores. Faça com que todos os envolvidos no trabalho entendam a importância dessas metas para que, assim, queiram contribuir verdadeiramente com seu alcance.

Gostou das dicas sobre como definir as metas para sua equipe? Deixe seu comentário!