5 dicas para uma comunicação institucional de sucesso A comunicação institucional é definida como uma modalidade de comunicação integrada que se responsabiliza pela construção e manutenção do relacionamento entre uma empresa e seus diferentes públicos: clientes, parceiros, colaboradores, imprensa e autoridades. Trata-se de um segmento que estrutura a comunicação externa e interna da organização, estruturando a identidade e a imagem de uma marca.

É justamente por meio da comunicação institucional que a empresa consegue se posicionar no mercado, atrair consumidores, conquistar clientes fidelizados e crescer economicamente. A tarefa de transmitir a imagem e a reputação que a empresa deseja para si, entretanto, não é tão simples assim: é necessário planejamento, cuidado, conhecimento a respeito de políticas públicas e internas, além de diversas ações relacionadas a pesquisa de mercado e satisfação.

Para te ajudar nesta jornada de estabelecer uma comunicação institucional de sucesso, confira as dicas a seguir:

Dicas para uma comunicação institucional de sucesso

1. Defina e entenda a missão, a visão e os valores da empresa

O primeiro passo para estabelecer uma comunicação institucional de sucesso é definir os princípios que regem as ações da empresa e representam sua identidade. Para isso, você deve identificar qual é a missão (propósito), os valores (princípios e crenças) e a visão (futuro esperado) da organização e entender esses pilares de maneira profunda.

Este é um passo essencial para que sua comunicação institucional seja eficiente, uma vez que só é possível destacar os diferenciais da empresa para o público quando se tem conhecimento claro sobre eles.

2. Conheça seu público

Para que sua mensagem seja transmitida de maneira adequada, é fundamental saber com quem você está falando. Desse modo, você consegue escolher a mídia mais adequada para se comunicar com o público — seja ele interno ou externo —, assim como a melhor linguagem e o melhor tipo de conteúdo para ele.

3. Invista em relacionamento

A melhor forma de estabelecer uma comunicação eficiente com seu público é por meio de um relacionamento forte e de confiança. Portanto, ao invés de se preocupar em investir apenas em ações de comunicação, prefira dar atenção ao relacionamento com o público: responda questionamentos, promova uma boa experiência, seja acessível e esteja sempre disponível para que as pessoas entrem em contato com a sua empresa.

4. Monitore os resultados e colha feedbacks

A única forma de saber se sua estratégia de comunicação institucional está dando certo é por meio do acompanhamento dos resultados. Avalie sempre se os seus objetivos foram atingidos e peça feedbacks sempre que possível, de modo que você saiba também como o receptor da mensagem se sente em relação a ela e à maneira como foi transmitida.

5. Preocupe-se com o público interno

Os colaboradores da sua empresa são os principais responsáveis por todos os resultados conquistados por ela. Quando este público interno está satisfeito com a organização e com o posicionamento adotado por ela, a tendência é que o engajamento dos funcionários seja mais efetivo e intenso, trazendo frutos ainda melhores para a empresa.

Portanto, preocupe-se com seu colaborador na mesma intensidade com que você se preocupa com o cliente: afinal, ele será seu representante em diversas situações. Faça com que o trabalhador fique orgulhoso e satisfeito de fazer parte da sua equipe.

Contar com uma empresa que transmita a mensagem ideal para o seu público também é fundamental. Na AlphaGraphics, trabalhamos desde a impressão de flyers, cartões de visita, brochuras, entre outros, até serviços de comunicação e marketing para criar a identidade que você precisa.

Entre em contato conosco e saiba mais!