7 dicas para criar uma apresentação de sucesso Elaborar uma apresentação de sucesso para mostrar a um cliente ou investidor é uma tarefa que exige bastante atenção, pesquisa e dedicação. Para convencer seu público, é necessário fornecer informações relevantes e que mostrem porque aquilo que você está falando deve ser levado em conta, dando credibilidade ao seu trabalho.

Uma boa apresentação é capaz de determinar a assinatura de um contrato, o engajamento de uma equipe de trabalho, uma promoção e até mesmo a aprovação de um projeto importante. Porém, para que isso aconteça, é fundamental estar atento a alguns detalhes importantes durante a criação da sua apresentação. Saiba quais são a seguir:

Dicas para criar uma apresentação de sucesso

1. Entenda seu público

Conhecer o público que estará assistindo sua apresentação é o primeiro passo para que você saiba como planejá-la adequadamente. Levante dados referentes à faixa etária, nível de conhecimento, classe social, valores culturais e até gostos individuais das pessoas que ouvirão seu discurso. Essas informações permitirão que você saiba qual a melhor forma de conversar com o público.

 

2. Desenvolva um roteiro

Entenda o objetivo da sua apresentação, o que precisa ser falado e quais são as principais informações que o público deve entender. Com base nisso, desenvolva um roteiro para o seu discurso.

3. Contextualize

Para que o seu público entenda a importância do tema que você está apresentando, é necessário contextualizar seu discurso por meio de histórias ou situações com que o público esteja familiarizado. Desse modo, a audiência se identifica e cria uma conexão com sua apresentação, se interessando pelo tema apresentado.

4. Ateste as informações apresentadas

Tenha em mente que, para o público, não bastam seus conhecimentos pessoais para embasar a apresentação: é preciso que você informe de onde as informações foram tiradas e mostre dados que atestem a veracidade do que está apresentando.

5. Mostre soluções

Após ter criado uma conexão com o público, e feito com que todos entendessem o problema central da sua apresentação, você deve encerrá-la mostrando como você ou sua empresa/ideia poderão ajudar na solução desses problemas.

6. Simplifique as informações dos slides

Caso sua apresentação não seja apenas oral e inclua o apoio de algum tipo de apoio visual, como slides, faça o possível para que a tela mostre apenas as informações básicas: o discurso deve estar na sua cabeça e vir de você, não de uma tela.

7. Entenda sua apresentação

Quando seu discurso e sua apresentação estiverem totalmente prontos, reveja tudo diversas vezes, eliminando possíveis erros e entendendo profundamente o conteúdo abordado. Se achar necessário, ensaie a apresentação até que você se sinta confortável e seguro no momento de encarar o público.

Também é importante reforçar sua apresentação com materiais de apoio, que ressaltem a imagem do negócio, como panfletos, brochuras, sinalizações, banners, entre outros. Nossos profissionais de design certificados estão à disposição para responder a perguntas, fazer sugestões ou orientá-lo através da criação de uma apresentação dinâmica e de qualidade.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre como ter uma apresentação de sucesso!