Como fazer o uso inteligente de dados variáveis Ter uma boa estratégia de comunicação dentro das empresas é essencial para alcançar o público desejado. Entretanto, o antigo estilo de comunicação está sendo deixado de lado, para dar espaço para uma nova ferramenta chamada de dados variáveis.

Base para a personalização de impressos, o uso de dados variáveis está sendo considerado uma das maiores tendências em comunicação promocional e marketing editorial dos últimos tempos. Esse tipo de projeto tem como objetivo atingir os clientes com mensagens precisas e realmente relevantes sobre um determinado produto ou serviço.

A impressão permite que a empresa personalize as ofertas especificamente para as necessidades e gostos de um determinado cliente ou pelo seu histórico de compras anteriores. Este estilo de estratégia pode aumentar consideravelmente as taxas de respostas, diminuindo os custos gerais de impressão e envio.

O uso de dados variáveis pode aumentar a chance de leitura do cliente em 500%, um número bastante significativo se levado em conta os outros tipos de comunicação.

Para que o uso da impressão de dados variáveis seja efetiva, é imprescindível que a empresa tenha um banco de dados de clientes completo, um layout adequado e o parceiro ideal para realizar o plano de marketing personalizado e direcionado para o seu cliente.

A implementação desse sistema de impressão de dados variáveis está crescendo a cada dia e se tornando um investimento de rentabilidade a curto prazo excelente. Hoje no mercado, existem três tipos de impressão de dados variáveis:

  • Promocional – desenvolve uma comunicação direta com o cliente, ajudando em um melhor relacionamento e potencializando a resposta das ofertas de marketing;
  • Transacional – acrescenta informações específicas com fins comerciais;
  • Transpromocional – faz a junção do promocional e do transacional, transformando a impressão em uma das comunicações mais eficientes e com vida útil muito maior que as outras.

Funcionamento da impressão de dados variáveis

Para entender como é feito o processo de impressão de dados variáveis, veja o passo a passo abaixo:

  • Todas as informações como lista de endereçamento ou banco de dados de clientes são combinados com campos de dados em layout de peça de marketing;
  • As imagens são escolhidas e podem variar com base em cada cliente;
  • Por fim, a impressão é realizada a partir das informações adquiridas através de um registro único de cada cliente.

Na AlphaGraphics, temos uma equipe especializada para aconselhar nossos clientes  em todo o processo e assim entregar um material de marketing completo, personalizado e com a melhor qualidade possível.

Tem alguma dúvida sobre como o uso de dados variáveis pode melhorar seu negócio? Entre em contato conosco!