Como planejar uma campanha de Marketing Político

Em ano de eleição torna-se fundamental que seja feito pelos partidos políticos, um planejamento estratégico para o desenvolvimento da campanha de Marketing Político. Essa com certeza é uma das etapas mais trabalhosas e importantes para o sucesso digital dessa campanha.

O principal objetivo desse planejamento é capacitar o candidato a se tornar visível aos olhos do público, de uma maneira eficaz. Entretanto, para que ela aconteça perfeitamente e sem dores de cabeça, é imprescindível que seja feita antecipadamente e com os materiais adequados.

Para entender como realizar corretamente esse planejamento, separamos algumas dicas fundamentais para que a campanha de Marketing Político seja um sucesso. Confira!

5 dicas para planejar uma campanha de Marketing Político

1. Monte uma equipe com profissionais capacitados

Para que sua campanha aconteça, é preciso antes de qualquer coisa, ter uma equipe com profissionais altamente capacitados e qualificados para a elaboração do seu planejamento de Marketing Político.

São essas pessoas que irão definir todos os projetos, ações e impactos a curto e longo prazo. Porém, é muito importante mesclar membros técnicos com influenciadores do partido, separando cada um com uma função especifica, assim como: coordenador geral, coordenador financeiro, equipe de marketing, equipe de pesquisa e cabos eleitorais.

2. Faça uma pesquisa de mercado para entender seu público

Após a definição de sua equipe, é necessário elaborar uma estratégia para atrair e impressionar o público. Para que isso aconteça, é preciso coletar algumas informações para fundamentar suas decisões e estratégias.

O objetivo desse processo é conhecer os eleitores e saber quais são seus problemas, anseios, dificuldades e seus objetivos. É importante descobrir onde essas pessoas estão, sua faixa etária, assuntos de interesse, suas escolhas de candidato para votar, principais problemas enfrentados e quantos são.

É preciso também que a equipe faça um mapeamento para que assim seja possível fazer um planejamento de marketing político mais focado e direcionado ao eleitor.

3. Defina suas estratégias

Após conhecer melhor o público, chegou o momento de definir suas estratégias para que a sua campanha de marketing alcance o seu objetivo principal e sejam bem-sucedida. Para isso, é muito importante que as estratégias estabelecidas por sua equipe sejam pensadas de acordo com as pesquisas e com o plano de governo do candidato.

O ideal é ter uma atenção especial para essa parte do processo, para conseguir definir alguns pontos importantes do candidato, assim como:

  • Imagem: criada a partir do perfil dos eleitores, onde é estabelecido as vestimentas adequadas, comunicação, cores e artes dos materiais impressos e digitais, temas abordados e plano de governo;
  • Presença Online: verificar quais são os melhores canais para estabelecer a comunicação do candidato com o seu público-alvo, sem esquecer de dar atenção às regras estabelecidas pelo governo.

4. Defina os melhores materiais gráficos para campanha

A definição desses materiais é muito importante para a sua estratégia de marketing político. Os melhores impressos para a divulgação do candidato são os adesivos, flyers, cartazes e cartão de visita. Por meio desses itens, fica muito mais fácil a comunicação com os eleitores, além de contribuir para a fixação e fortalecimento de uma imagem pública positiva.

Porém, é preciso sempre estar atento as regras que governam a publicidade eleitoral e pensar na melhor linguagem para ser acrescentada nesses materiais, a fim de alcançar o seu público sem prejudicar o andamento da campanha.

5. Crie um cronograma de ações

Por mais simples que pareça esse processo, para que tudo ocorra como o planejado, deve ser criado para o candidato um cronograma de ações. Com ele é possível estabelecer metas e estipular os prazos para a campanha.

Cada um dos passos deve ser pensando meticulosamente para que tudo ocorra de forma organizada e coerente, sempre levando em consideração os desafios, exigências legais, as normas políticas e os desejos almejados pelos eleitores.

Não esqueça de monitorar sempre esse cronograma periodicamente, para ter a certeza que tudo esteja andando conforme o planejado.

Para planejar a sua campanha de Marketing Político da melhor forma possível, e ter todo o apoio online e offline, você pode contar com a AlphaGraphics. Além de ter as melhores soluções de design, sinalização e impressão, contamos com uma equipe especializada em marketing, que irá aumentar a eficácia de sua campanha, protegendo sua imagem e agilizando todos os processos e estratégias.

Encontre agora mesmo a unidade mais perto de você. http://bit.ly/unidadesalphagraphicsbr

Posted by admin

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *