O que é Design Thinking?

Você já ouviu falar no Design Thinking? Hoje vamos abordar esse assunto e mostrar a sua importância no mercado de trabalho para o desenvolvimento de produtos e projetos.

O que é Design Thinking?

Segundo o conceito de Tim Brown, autor do livro Change by Design, “Design Thinking é uma abordagem antropocêntrica para inovação que usa ferramentas dos designers para integrar as necessidades das pessoas, as possibilidades da tecnologia e os requisitos para o sucesso dos negócios”.

De uma forma mais fácil de ser entendida, esse processo é uma forma de solucionar problemas, elaborar produtos e projetos baseando-se nas técnicas cognitivas utilizadas pelos designers.

Tudo isso é absorvido e faz parte do processo de pesquisa, brainstorms, seleção de ideias e prototipagem na hora da elaboração de um novo produto, serviço ou projeto.

Esse tipo de abordagem tem o objetivo de nos auxiliar na mudança de nossas ideias, nos estimulando a solucionar problemas de forma inovadora, tendo em mente uma nova perspectiva, além de ser utilizado para encontrar possíveis soluções e dar respostas. Porém, o real sentido disso é fazer com que as pessoas se tornem mais envolvidas em todos os processos e tenham mais segurança e facilidade na tomada de decisão.

Etapas do Design Thinking

O processo do Design Thinking deve ser realizado por um grupo de pessoas, sendo divido em etapas. Confira algumas das principais etapas:

Identificação e definição

Esse é o momento de identificar e encontrar a melhor oportunidade de inovação, porém é preciso conhecer a fundo aquilo que está tentando desenvolver.

O ideal é conhecer quais são seus pontos fortes e fracos, as fragilidades da concorrência, qual o seu diferencial, entre outros itens importantes. Para chegar a todas as respostas é preciso fazer uma análise SWOT, pesquisas de mercado e reuniões com sua equipe.

A partir disso, você conseguirá saber qual é realmente o problema e o que precisa ser feito para solucioná-lo, possibilitando que sejam colocadas em prática as melhores ideias e soluções.

Ideias

Essa é a parte de recolher todas a ideias para o desenvolvimento de um produto, serviço ou projeto a partir das respostas obtidas por meio da pesquisa realizada, além de ser definido qual será realmente o seu público-alvo.

Essa fase é mais conhecida como brainstorm, onde as ideias e sugestões começam a fluir de forma mais natural e se tornam mais concisas e estruturadas.

Protótipos

Essa etapa é a hora que são colocadas em prática uma ou algumas ideias e são desenvolvidos os protótipos. Esse processo pode ser feito a partir de um desenho, maquete ou algo que consiga formar e/ou simular o produto final. Isso com certeza vai auxiliá-lo a ter uma ideia concreta daquilo que está sendo criado.

Testes

Esse é o momento de testar os protótipos criados para ver qual faz mais sentido e fará a diferença no mercado.  É muito importante se colocar no lugar do consumidor final para ver se aquele serviço ou produto suprirá as suas necessidades e se ele conseguirá se destacar.

6 Vantagens do implementar o Design Thinking em seu negócio

  • Encontrar soluções mais eficientes;
  • Propagar empatia;
  • Estimular a criatividade;
  • Melhorar o foco organizacional;
  • Excelente custo-benefício;
  • Propagar a empatia.

Agora é colocar em prática todas as etapas para buscar a inovação de uma forma não convencional, descobrindo e estimulando novos valores, melhorando a criatividade, promovendo a integração e alcançando soluções com mais eficiência.

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários!

Posted by admin

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *