Como planejar o REBRAND da sua marca

Devido a constante mudança e evolução do mercado, é importante que as empresas sempre busquem inovação para estar a frente da concorrência, avaliando e mudando estratégias e ações de marketing, além da sua identidade visual. Isso é importante para acompanhar o mercado, se manter bem posicionado em seu segmento, conquistar novos clientes e reconquistar os antigos.

Esse processo de reformulação é conhecido como rebrand, que nada mais é que um conceito que visa fazer uma mudança na identidade visual de uma determinada empresa, marca ou produto, elaborar e desenvolver novas estratégias de marketing, fazer novas pesquisas de público-alvo e posicionamento no mercado, entre outras diversas ações que visam renovar a percepção da marca para os consumidores.

O principal objetivo do rebrand é fazer com que a empresa evolua, para que assim seja possível se fixar por mais tempo dentro do mercado competitivo. Claro que essa mudança não é feita de uma hora para outra, existem diversos motivos para que isso aconteça, tais como:

  • Elaboração de novos produtos;
  • Processos judiciais;
  • Identidade visual desatualizada;
  • Mudança na localização geográfica;
  • Crise econômica;
  • Perda de clientes;
  • Processo de fusão;
  • Recolocação da marca.

Essa mudança pode ser separadas em dois níveis:

  • Rebrand evolutivo – que vai sendo estruturado e modificado pela empresa aos poucos, mas mesmo sendo pouco perceptível, elas são muito eficazes e essenciais para a atualização e fortalecimento do negócio dentro do mercado;
  • Rebrand Radical – são mudanças feitas de forma extremamente radical, assim como a reestruturação do nome e a identidade visual da marca.

Só que para evitar possíveis problemas, é preciso antes de qualquer coisa saber elaborar e planejar esse rebrand para que ele saia conforme o estabelecido e a marca alcance de forma efetiva o seu público-alvo. Confira algumas dicas!

4 dicas de como elaborar e planejar o rebrand de sua marca

1. Faça uma avaliação da identidade visual

A identidade visual de uma empresa é uma das primeiras coisas a ser notada pelos consumidores. Desta forma, é preciso fazer uma avaliação para verificar se a sua identidade está atualizada e se ela ainda prende a atenção do seus clientes, afinal é muito importante estar em constante evolução.

Caso você decida fazer o rebrand da marca ou de algum produto de sua empresa, então é hora de sentar, se planejar e pensar em todas as estratégias para conseguir tirar a ideia do papel e alcançar o sucesso esperado.

2. Elabore uma pesquisa de mercado

Depois ter certeza que o rebrand é necessário, é imprescindível elaborar um pesquisa de mercado completa para saber se o seu público-alvo ainda é o mesmo, o que atrai esses consumidores, quem são os seus concorrentes, entre outras perguntas que irão ajudar nesse processo de mudança. Pesquisar, perguntar e analisar o mercado vai auxiliá-lo a criar algo inovador e diferenciado.

3. Tire do papel e crie uma nova identidade visual

Agora que fez a pesquisa de mercado e conseguiu todas as respostas, é hora de tirar do papel e criar a sua nova identidade visual. Pense em um novo logo, procurando utilizar elementos significativos para a sua marca. O ideal é usar e abusar da criatividade para criar algo de valor e que atinja e atraia os antigos e os novos clientes até o seu negócio.

4. Pense em estratégias para divulgar a nova identidade

Com sua marca reestruturada, chegou o momento de pensar em uma estratégia de divulgação para a sua nova identidade visual. Esse é o momento para estar presente de forma efetiva no mundo digital.

Criar um blog ou uma landing page, se cadastrar nas principais redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e Youtube) e invistir em uma nova papelaria (cartão de visita, panfletos, catálogos, entre outros), pode ser a melhor opção para fazer essa divulgação. Use a pesquisa de mercado feita e aposte em novas mídias e redes sociais para se fixar dentro do mercado.

Gostou das nossas dicas? Quer ter uma consultoria de marketing e os melhores materiais gráficos impressos do mercado para o rebrand de sua marca ou produto? Procure a unidade AlphaGraphics mais próxima de você: https://www.alphagraphics.com.br/find-center.html

Posted by admin

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *