5 passos da produtividade

Entra ano e sai ano e é sempre a mesma coisa: profissionais em busca de maior produtividade. Pensando numa forma de contribuir para melhorar este aspecto da sua vida, separamos 5 passos que acreditamos ser fundamentais para gerenciar melhor o seu tempo e nunca mais se sentir improdutivo outra vez.

 

Com o aumento de intervenções, tais como redes sociais e smartphones, bem como aquelas que estão presentes em nossas vidas profissionais desde sempre, como o telefone, o chamado de um colega e até a pausa para um café ou uma água, temos visto a produtividade de muitos executivos ir para o ralo. Sim, tudo isso é muito saudável e faz parte do dia a dia. Mas, como equilibrar as intervenções para que elas não interfiram na produtividade?

 

Confira 5 passos matadores para aumentar a produtividade e ir com tudo para cima de 2014.
Vamos lá?

 

1. Atue no que é importante: Muitas vezes, por não sabermos priorizar, acabamos atuando em tarefas, ações e até projetos que não necessariamente são importantes para a empresa e dessa forma acabamos reagindo à urgências. Entender a diferença entre urgente e importante é fundamental para manter seu nível de produtividade lá em cima.
2. Caminhe na direção do extraordinário: Organize-se de forma a superar a sua lista de coisas a fazer. Estabeleça pequenas metas, como fazer uma tarefa a mais por dia.
3. Planeje grandes “Pedras”: Quer dizer enfrentar grandes desafios, sempre se superando e vencendo a zona de conforto.
4. Utilize a tecnologia a seu favor: Aproveite ao máximo todos os recursos que tiver disponível para automatizar tarefas e otimizar o seu tempo.  Mas tome bastante cuidado para não deixar se guiar pela tecnologia, como é o caso de uso excessivo de redes sociais. Apesar de grandes fontes de inspiração, se usadas de maneira excessiva e com foco errado, podem se tornar os grandes vilões para a produtividade.
5. Alimente o seu potencial: o sétimo hábito citado no livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, de Stephen R. Covey é “Afine o instrumento”. Este foi um termo utilizado pelo autor para falar sobre a renovação. Trata-se do hábito do aprimoramento contínuo. Encontre seus pontos positivos e alimente-os. Estudar, ler livros, participar de cursos e palestras e até mesmo atividades de lazer, como cinema, teatro, exposições, etc. podem ser fontes de abastecimento para manter sua “chama” acesa.

 

Acreditamos que seguindo estes 5 passos básicos, você vai conseguir manter – e até aumentar – seu nível de produtividade e nunca mais sentir[a que está andando em circulas, sempre cansado e nunca conseguindo terminar suas tarefas. Garantimos que o sentimento de dever cumprido é muito bom para a auto-estima profissional e pessoal.

Posted by Aline Macedo

Coordenadora de Marketing na AlphaGraphics Brasil

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *