Impressão sob demanda: Virando a chave

AlphaPortugal Alphagraphics392Frente ao crescimento do mercado digital, AlphaGraphics aposta na impressão sob demanda.

A cultura de compra e venda de impressos está mudando, e com ela a forma de as gráficas fazerem negócios. Assim, as empresas do setor gráfico têm procurado gerar novas demandas com o uso de ferramentas que possam auxiliar no desenvolvimento dos produtos dos clientes. Hoje cada dia mais, atender sobre demanda é quase que fundamental para o mundo dos negócios.

Na AlphaGraphics, uma das apostas para acompanhar esse processo são as ferramentas que adequam os serviços de impressão às necessidades do cliente. Por meio da plataforma AgBook, é possível realizar o sonho de publicar um livro, em um portal mantido pela gráfica e solicitar as impressões conforme apareça a necessidade.

Quando a empresa lançou o AgBook havia identificado no mercado que 90% do que era escrito deixava de ser publicado, sendo que o grande problema deste processo estava na publicação e não na impressão. Com a nova ferramenta, a empresa imprimiu mais de 35 mil títulos e conseguiu trazer mais de 20 mil pessoas para publicarem seus livros.

Essa procura deve-se basicamente a dois fatores: o primeiro é que o sistema AgBook pode ser usado por qualquer pessoa, sem distinção de conteúdo, e o segundo é que a ferramenta não gera custos adicionais a quem disponibiliza o material: o custo de impressão e a forma de entrega do produto ficam a cargo do consumidor final.

Outro ponto interessante é que no mercado de revistas há uma avalanche de publicações que nasceram no digital e passaram a enxergar a importância de ter uma vitrine também como mídia impressa. Neste caso, o serviço dá a essas revistas a possibilidade de customização de capas e publicação regional de anúncios. A impressão sob demanda já é tendência na indústria de publicações, sobretudo para revistas específicas e verticais, por ser um modelo de negócios em que as cópias não são impressas até que sejam encomendadas. Além de imprimir exatamente o que se irá consumir, essa tecnologia viabiliza alterações de última hora, regionalização de anúncios e capas personalizadas. Outra vantagem é que a publicação jamais fica indisponível ou sai de catálogo.

Outro exemplo do trabalho da AlphaGraphics nesta área é o que vem ocorrendo com a publicação de jornais de todo o mundo que são distribuídos em hotéis. A empresa imprime diariamente cerca de 100 títulos deste gênero e mantém uma loja dedicada que, às cinco da manhã, faz a impressão, e às sete horas faz a entrega ponto a ponto.


 
	

	

Posted by Aline Macedo

Coordenadora de Marketing na AlphaGraphics Brasil

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *