Mídias Sociais: Fotos geram maior engajamento

ENGAJAMENTO. Isto é o que toda empresa com presença em mídias sociais busca de seus seguidores e fãs. Mas o que muitas se perguntam é o que fazer para alcançar este objetivo? Diversas pesquisas recentes apontam que a publicação fotos pode ser o “pulo do gato” do engajamento social.

 

Abaixo, separamos 4 argumentos que você precisa conhecer para maximizar engajamento no Twitter e Facebook.

 

#1 Fotos valem 1 milhão de likes

Fotos são o principal tipo de conteúdo postado e compartilhado no Facebook. De acordo com a pesquisa publicada março 2014 em eMarketer, elas foram responsáveis ​​por 75% do conteúdo postado por páginas do Facebook em todo o mundo.

 

AlphaPortugal Alphagraphics596

 

Do ponto de vista do usuário, as fotos também são o tipo mais envolvente de conteúdo no Facebook, com uma super taxa de interação de *7% dos fãs! Nenhum outro tipo de post recebeu uma taxa de interação maio que 4%.

 

AlphaPortugal Alphagraphics597

 

Postar fotos no Facebook é a melhor maneira de receber mais atenção de seus fãs porque imagens são mais fáceis de consumir do que texto. No entanto, é importante ter em mente que as fotos não devem ser criadas da mesma maneira. É importante compartilhar fotos de alta qualidade e interessantes ao seu público-alvo.

 

Comece aumentando o número de imagens de alta qualidade que você posta em sua página do Facebook. E, claro, não se esqueça de incluir links relevantes com as suas imagens, para gerar mais tráfego em seu site.

 

#2 Fotos geram mais retweets

As pessoas não se engajam igualmente a cada tweet. Mas uma pesquisa realizada pela Media Blog, que analisou  o conteúdo de mais de 2 milhões de tweets enviados por milhares de usuários num período de um mês, mostra que ao adicionar a URL de uma imagem ao tweet, é possível impulsionar seu poder de retweets em 35%.

 

AlphaPortugal Alphagraphics598

 

Assim como no Facebook, o engajamento no Twitter pode ser impulsionado por posts com fotos. A única diferença é que no Twitter você posta uma URL. Algumas dicas para obter mais engajamento nas suas fotos do Twitter:

 

– Marque as pessoas na foto – Fazer marcações (tags) torna o diálogo mais fácil e o compartilhamento mais provável. Você pode marcar até 10 pessoas (as marcações não afetam no número de 140 caracteres de cada tweet).

Compartilhe até 4 fotos em um único tweet – Este é um recurso relativamente novo no Twitter, que permite que você faça upload de várias fotos e crie automaticamente uma colagem usando seu iPhone, dispositivo Android ou direto do Twitter.com

 

#3 Comentários e Compartilhamento possuem um número superior a likes

Comentários e compartilhamentos estão começando a ultrapassar os likes no Facebook, mostrando que as marcas estão se tornando cada vez melhores no engajamento com seus fãs.

 

De acordo com o Social Intelligence Report Q1 da Adobe Digital, os comentários do Facebook subiram 16% comparados com o mesmo período do ano passado, e 40% quando comparados com o primeiro trimestre de 2013. O relatório também mostra que os likes diminuíram de 82% (Q1, 2013) para 78% (Q1, 2014).

 

AlphaPortugal Alphagraphics599

 

Considerando que comentário requerem mais tempo e esforço do que simples cliques em ikes, esta tendência mostra que as marcas estão se tornando cada vez mais experientes sobre o envolvimento de fãs.  Os fãs devem achar o conteúdo postado interessante o bastante para gastarem energia interagindo com eles.

 

Se sua página tem recebido mais comentários, este é o caminho! Mas não pare de buscar adaptações. Encontre diferentes formas dos fãs verem seu conteúdo, mesmo através de posts pagos, se necessário.

 

Certifique-se de responder TODOS os comentários dos seus fãs e de curtir todos eles de duas formas – com o seu perfil e coma a Fan Page.

 

#4 A regra da sexta-feira no Facebook

Outro fator publicado pelo Social Intelligence Report indica que as marcas estão focando nos usuário do Facebook às sextas porque este é o dia com as maiores taxas de engajamento. Por exemplo:

 

– 17% dos comentários acontecem às sextas,

– 16% dos likes;

– 16% dos compartilhamentos;

– Domingo é o dia menos provável para receber um comentário em um post.

 

AlphaPortugal Alphagraphics600

 

Portanto, não importa qual seja o seu negócio, considere agendar posts para serem publicados às sextas.

 

FONTE: Social Media Examiner

 

Posted by Aline Macedo

Coordenadora de Marketing na AlphaGraphics Brasil

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *