Como reter talentos da nova geração

AlphaPortugal Alphagraphics639Atualmente, as empresas passam por um grande dilema: como reter talentos da nova geração?

A geração Y, que é formada por pessoas que nasceram dos anos 80 até o início dos 90, é marcada pela dependência tecnológica, a rebeldia criativa, e também por não fazerem mais tanta questão da carteira assinada, o que era de grande importância para seus pais e avós.

Outra característica forte dessa geração é mudar de emprego constantemente. Elas buscam novos desafios e aprendizados o tempo todo e quando não encontram mais, deixam o emprego para começar uma nova e curta jornada. Com tudo isso, o processo de recrutar, selecionar, treinar e reter talentos se tornou uma grande dificuldade para as empresas.

Um dos principais desafios é estimular e desenvolver as habilidades desses jovens para que elas sejam usadas a favor das atividades da empresa. Rotinas burocráticas e processos demorados não funcionam com eles. As empresas devem estar preparadas para absorver esses profissionais e extrair deles o melhor para a evolução do negócio.

Utilizar o recurso da promoção ou do aumento salarial com esse perfil de colaborador não é o bastante. A realização profissional dessa nova geração vai além de questões financeiras. A integração entre trabalho e qualidade de vida ganha cada vez mais destaque em sua lista de prioridades.

As empresas devem inovar e ser flexíveis em sua cultura organizacional, além de implementar programas de desenvolvimento de talentos para que consigam retê-los e, com isso, aproveitar o que esta nova geração de profissionais tem a oferecer. Afinal, hoje, o funcionário deve se encaixar no perfil da empresa e vice-versa.

E para você, qual a melhor forma de reter talentos da nova geração?

Posted by admin

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *