Entenda como funciona o Marketing de Canal

AlphaPortugal Alphagraphics754 Alavancar as vendas do setor comercial é um dos principais objetivos do departamento de marketing, por isso são realizadas campanhas de incentivo, eventos, participação em feiras, entre outras ações. Nesse cenário, existem vários submarketings, como web marketing, trade marketing, nichos e assim por diante. Um dos mais importantes é o marketing de canal, utilizado pela maioria das empresas, independentemente do nível de canal que executa, seja direto ou por distribuidores.

O marketing de canal é utilizado em todos os empreendimentos cujos responsáveis levam produtos e serviços que não pertencem nem à marca e nem à empresa, mas sim por canais de venda terceirizados.

Essa atividade ganha complexidade quando se tem mais de uma etapa ou camada no modelo de distribuição e onde existem outros agentes não vinculados à responsabilidade de distribuição da marca, como é o caso dos atacadistas. Quando se está na função de distribuidor, deve-se acompanhar todo o trajeto dos produtos/serviços, sempre buscando o feedback dos envolvidos na operação para que o canal passe por constantes aperfeiçoamentos.

O marketing de canal se estrutura conforme a intensidade e qualidade das relações dos parceiros entre eles e deles com a marca. Vale ressaltar que o sucesso da estratégia de canal está muito relacionado ao próprio sucesso das empresas. Canais eficazes facilitam a obtenção de vantagens sustentáveis, ou seja, com condições de serem mantidas por bastante tempo, eternas enquanto não são imitadas ou superadas pelos concorrentes.

Assista também algumas dicas importantíssimas de marketing do nosso presidente, Rodrigo Abreu, sobre Marketing multicanal e multiformatos, para complementar ainda mais o que você viu nesse post: https://www.youtube.com/watch?v=WU9TZjf_1e4

Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe o seu comentário.

Posted by admin

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *