Como utilizar o PNL no Marketing Pessoal

PNL no marketing pessoalVocê sabe o que é PNL? Criada na década de 70, a Programação Neurolinguística (PNL) é uma ciência que estuda o funcionamento da mente humana e sua capacidade para novos e melhores comportamentos. Trata-se de um processo educacional que se baseia na aplicação de um conjunto de estratégias de comunicação positiva e mudança de crenças, sempre visando o alcance da excelência e do desenvolvimento pessoal e profissional.

De acordo com a PNL, é possível utilizar o cérebro para conquistar qualquer resultado almejado. Para isso, entretanto, pode ser necessário reprogramar a maneira como a mente reage aos estímulos e situações, de modo a obter respostas emocionais e comportamentais que sejam mais adequadas para alcançar os objetivos rapidamente.

Muito mais que uma maneira de pensar positivamente, a PNL é um poderoso modelo de comunicação e de relacionamento. Justamente por isso, as ferramentas da Programação Neurolinguística podem contribuir significativamente para o Marketing Pessoal — que vai muito além de construir uma imagem pública, e implica em fazer com que as pessoas passem a te enxergar de maneira positiva.

Entre as técnicas de comunicação oferecidas pela PNL, o Rapport merece destaque por estabelecer uma sintonia no diálogo, criando relacionamentos e aprimorando a imagem pessoal de quem aplica a ferramenta.

A palavra Rapport é de origem francesa, e significa receptividade, confiança mútua e afinidade emocional. O estabelecimento do Rapport está associado à capacidade de se colocar no lugar do outro, entendendo suas percepções e opiniões. Não significa, entretanto, a necessidade de concordar com o que a pessoa diz, mas respeitar e entender o que a faz pensar de determinada maneira.

A aplicação da técnica do Rapport, portanto, consiste na criação de uma atmosfera de confiança e harmonia, permitindo a conexão com o outro. Para isso, adote atitudes como: sorrir, evitar falar coisas negativas, transmitir confiança, tratar o outro pelo nome e ter paciência para ouvir tudo o que a pessoa tem a dizer.

A partir do estabelecimento do Rapport, fica muito mais fácil compreender a pessoa e conduzi-la pelo caminho adequado, aprimorando seu Marketing Pessoal e persuadindo o indivíduo a mudar suas crenças e ideias.

Quer saber mais sobre PNL? Aqui disponibilizamos mais de 40 vídeos para entender melhor sobre essa técnica!

Já utilizou a PNL? Comente aqui sua experiência!

Posted by admin