5 hábitos essenciais para ser um bom líder

O líder é responsável por orientar e guiar uma equipe rumo a um objetivo em comum — seja alcançar bons resultados organizacionais, executar determinada tarefa, concretizar um projeto ou até mesmo completar uma atividade específica com sucesso. Eles se diferenciam dos chefes por inspirar e motivar os colaboradores de maneira a formarem uma equipe, e não simplesmente dar ordens a seus subordinados.

Em muitos casos, a liderança pode ser uma habilidade natural e que se manifesta de maneira espontânea à medida que o indivíduo se relaciona com seus colegas de trabalho. Porém, a liderança é um comportamento que pode ser desenvolvido, exercitado e aperfeiçoado a partir de alguns comportamentos e hábitos. Conheça os principais a seguir:

5 hábitos de um bom líder

EVOLUÇÃO CONTÍNUA
Um bom líder está sempre em busca do crescimento e evolução, pois sabe o papel do conhecimento para a resolução de problemas e condução das situações.

Por isso, o líder deve expandir e incrementar continuamente seus conhecimentos técnicos e sua visão de mundo — seja por meio dos estudos, da leitura, experimentação de situações, atualização de informações, realização de networking ou pela observação dos acontecimentos a seu redor.

O bom líder também faz questão de dividir seu conhecimento com o restante da equipe.


OTIMISMO
A capacidade de manter uma postura positiva diante dos problemas, sempre encarando as adversidades como oportunidades de descobrir novas possibilidades e soluções, é um dos grandes diferenciais do bom líder. Nesse sentido, o líder deve desenvolver crenças positivas e compartilhá-las com sua equipe, incentivando a motivação e o engajamento de todos.

HUMILDADE
O bom líder deve ser humilde tanto para reconhecer suas falhas como para saber que ele não está acima de seus liderados, que são tratados sempre com sensibilidade e igualdade. Além disso, o bom líder trata sua equipe como o elenco principal dos sucessos, destacando a importância de todos para o alcance dos resultados.

EXEMPLO
Um bom líder não dá ordens: ele dá exemplos. O líder deve representar todos os valores da empresa e as qualidades profissionais consideradas desejáveis. Os bons exemplos fazem com que o líder seja admirado, respeitado e seguido, mesmo quando não está fisicamente presente.

EMPATIA
A capacidade de ter empatia é, possivelmente, uma das melhores habilidades que um bom líder pode ter. Isso porque, ao se preocupar verdadeiramente com seus liderados e conseguir se colocar no lugar deles, ele consegue se conectar com seu time e direcionar suas expectativas.

Conhece outros hábitos que um bom líder deve ter? Deixe seu comentário!

Posted by admin

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *