CV na Faixa: como se portar em uma entrevista de emprego

A primeira etapa da busca por um emprego consiste em fazer com que seu currículo seja selecionado entre os diversos candidatos. Após ter passado por esse acirrado processo, é hora de se preparar para passar uma boa impressão e responder adequadamente às perguntas da entrevista de emprego.

Para se sair bem nessa etapa, é fundamental que você estude a empresa contratante com antecedência, esteja vestido de acordo com a ocasião e tenha se preparado mentalmente para responder às perguntas básicas do processo seletivo. Além disso, você deve se portar de maneira adequada, saiba como a seguir:

Como se comportar na entrevista de emprego?

Seja pontual
Para começar com o pé direito, chegue no horário combinado para a entrevista. Caso algum imprevisto aconteça, avise que você vai atrasar e, se necessário, peça para remarcar a entrevista, explicando o que aconteceu. Esta é uma atitude que demonstra respeito e atenção com os compromissos.

Seja sincero e verdadeiro
Nunca minta durante a entrevista, pois o recrutador é um profissional treinado para identificar deslizes. Além disso, a maioria das mentiras — especialmente as associadas à sua capacitação ou experiência profissional — podem ser facilmente descobertas. Opte por ser sempre verdadeiro e mostrar quem você realmente é e o que tem a oferecer para a empresa. Converse com o entrevistador com franqueza e olhando-o no olho.

Aja naturalmente
Por mais que você esteja nervoso e queira causar uma boa impressão, jamais finja ser algo que você não é. Seja autêntico e faça com que você seja lembrado por suas particularidades. Não perca tempo se preocupando se deve gesticular ou manter as mãos paradas: aja com naturalidade, e não de maneira mecanizada.

Elimine gírias e evite piadas
Mesmo se a empresa tiver um perfil mais descontraído, deixe as gírias de lado: este é um momento de mostrar profissionalismo e competência. Além disso, evite fazer piadas. Você pode até se mostrar alegre e bem humorado, mas apenas se isso fizer parte da sua personalidade.

Saiba quais são seus verdadeiros pontos fracos
Ao ser questionado sobre seus pontos fracos, evite clichês como “sou perfeccionista” ou “sou sincero demais”. A regra sobre ser verdadeiro também deve valer aqui: identifique um ponto fraco e fale sobre ele, mostrando que você pode melhorá-lo. Tenha em mente que todo ser humano tem defeitos e, muitas vezes, a empresa está procurando justamente alguém que tenha as suas características — inclusive no que diz respeito aos pontos fracos.

.

CV NA FAIXA

O currículo é o primeiro passo para a conquista de uma vaga de emprego. Para ajudar nesse processo, a AlphaGraphics Brasil está disponibilizando um serviço de impressão de currículos sem custos. Basta acessar o site www.cvnafaixa.com.br, se cadastrar, fazer o upload do seu currículo e retirar o documento impresso em uma das unidades participantes; São Paulo (Bela Vista, CENU/Brooklin, Chácara Santo Antônio, Jardins, Moema e Pinheiros), Brasília, Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Rio de Janeiro (Leblon e Guanabara/Botafogo), São José dos Campos e Vitória. A ação está disponível até 15 de julho de 2016.

Quer saber como criar o CV ideal? Clique aqui e leia nosso último post da série CV na Faixa.

Imprima seu CV: www.cvnafaixa.com.br

Posted by admin

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *