5 dicas para fazer um TCC de qualidade

Após anos de dedicação e estudo, a maioria dos universitários precisa enfrentar um último desafio antes de conquistar o diploma: o Trabalho de Conclusão de Curso, popularmente chamado de TCC. Fundamental para concluir a faculdade, este trabalho geralmente causa pânico e preocupação entre os estudantes.

Para encerrar o curso com tranquilidade e uma boa nota, vale a pena ficar atento a essas cinco dicas a seguir:

Como fazer um TCC de qualidade

1. Conheça as exigências da sua faculdade

Cada universidade e curso exigem um formato específico de Trabalho de Conclusão, variando entre uma monografia impressa, um estudo de caso, um projeto experimental ou até mesmo o desenvolvimento de um produto. Informe-se a respeito de suas possibilidades e entenda exatamente qual tipo de trabalho é esperado que você apresente.

2. Planeje

A elaboração de um TCC passa por diversas etapas, que vão desde a escolha do tema, a realização da pesquisa, a execução do trabalho em si e a apresentação final. Em geral, este é um trabalho que demanda meses de dedicação e, para não se perder entre tantas obrigações, é fundamental se planejar antecipadamente. Faça um cronograma e divida suas tarefas ao longo dos meses, de modo que você possa acompanhar a evolução do seu trabalho e finalizar o TCC a tempo.

3. Escolha um tema que seja do seu interesse

Esqueça temas mirabolantes e grandiosos: na hora de escolher o assunto do seu TCC, prefira algum que seja do seu interesse e que realmente te empolgue. Lembre-se de que você passará meses pesquisando e trabalhando em cima do mesmo tema, e ter afinidade com ele é fundamental para não se sentir cansado ou saturado.

4. Formate e revise com cuidado

Se informe sobre as normas de formatação exigidas por sua instituição de ensino e formate seu trabalho de acordo com as regras estabelecidas. A maioria das faculdades adota o padrão da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT), e é importante aplicar o estilo determinado pela universidade para não acabar perdendo nota à toa. Não se esqueça de fazer uma revisão ortográfica rigorosa, de modo a entregar um trabalho final sem erros.

5. Escolha uma gráfica de qualidade

Depois de tanta dedicação, é fundamental que você imprima seu TCC com uma gráfica que ofereça cópias de qualidade. A dica é optar por empresas que tenham experiência com impressão de monografias e trabalhos de conclusão de curso. Peça uma prova antes da impressão final, prestando atenção especialmente às páginas coloridas — se existirem. Não se esqueça de verificar os prazos de entrega da gráfica, para que você tenha certeza de que as cópias ficarão prontas a tempo de você entregar o trabalho.

Vale lembrar que a AlphaGraphics é especializada em serviços de impressão, oferecendo soluções gráficas para o seu TCC, garantindo um trabalho de qualidade para a conquista do sonhado diploma universitário.

Confira as condições especiais para impressão do seu TCC em uma de nossas unidades: http://bit.ly/unidadesalphagraphics

Posted by admin

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *