Como ter um PDV impossível de ser ignorado!

Segundo uma pesquisa realizada pelo Point of Purchase Advertising Institute, 85% dos consumidores brasileiros decidem suas compras em um ponto de venda, ou seja, ter um excelente PDV é fundamental para atrair atenção do consumidor e convertê-los em compradores!

PDV vem do inglês Point of Sale, que em português quer dizer Ponto de Venda. Esse termo é referente a um local onde os produtos de uma determinada marca são expostos de forma permanente para que os consumidores vejam e comprem. Também é utilizado pelas empresas como uma associação para os displays e ferramentas de divulgação que ficam dispostas nestes locais e servem para chamar a atenção dos clientes.

Deve-se entender que o ponto de venda  tem papel essencial para a geração de receita de uma empresa, servindo como uma forma de marketing e venda direto para atrair e conquistar seu espaço dentro do mercado.

Diante de tanta competitividade, nos dias de hoje fica cada vez mais difícil trabalhar com uma boa estratégia de venda na hora de mostrar sua marca, por isso ser inovador e se diferenciar cada vez mais da concorrência é o ponto chave para se posicionar, crescer e sucessivamente alcançar o sucesso.

Trabalhar seu merchandising por meio de produtos de qualidade, um ambiente bem elaborado, vendedores treinados, uma boa decoração e saber aproveitar os hot points são alguns dos itens básicos para chamar atenção do seu cliente. Contudo, para ajudá-los, separamos algumas dicas de como ter um PDV impossível de ser ignorado

Dicas para atrair Consumidores

LETREIROS

Ter uma identidade visual bem elaborada e definida é fundamental para atrair os clientes até o seu ponto de venda, ainda mais quando se tem um letreiro que chame a atenção do seu público. Claro que isso não vai fazer com que ele compre seus produtos e adquira os serviços oferecidos, porém esse material poderá ajudá-lo a trazer esses clientes até você, despertando o interesse em conhecer a sua marca.

O letreiro trará diversas vantagens ao seu ponto de venda, assim como:

  • Transmitir a mensagem correta ao cliente;
  • Atrair e manter clientes;
  • Tornar-se um ícone dentro do mercado;
  • Trazer um diferencial para o seu ponto de venda.

APOSTE NOS HOT POINTS

A maioria dos empreendedores que possuem um PDV, já percebeu que alguns pontos do estabelecimento oferecem maior visibilidade dos produtos dispostos no local. Essas áreas são conhecidas como Hot Points (em português, zonas quentes), e são o ponto central para chamar a atenção dos consumidores.

Esses pontos podem trazer muitos benefícios para o PDV:

  • Consumidores mais suscetíveis a comprar o produto oferecido;
  • Maior economia de tempo;
  • Mostra para os clientes quais são as suas reais necessidades;
  • Aumenta o faturamento.

Porém, é preciso ficar atento, pois além das zonas quentes, os estabelecimentos também possuem as zonas frias. Por isso, é necessários otimizar o tráfego para que os clientes tenham acesso a todas essas locais sem que ele perca o interesse no produto.

Você pode trazer o Hot Point ao seu PDV incluindo elementos decorativos e alterando sua disposição com alguns itens que atraiam seus visitantes, assim como: sinalização, iluminação diferenciada, exposição de móveis e produtos em diferentes ambientes. Claro que é preciso aliar tudo isso com uma boa estratégia para que assim seja possível criar uma experiência única e completa ao seus clientes.

UTILIZE ESTRATÉGIAS DE MERCHANDISING

O merchandising é uma ferramenta de marketing que tem como principal objetivo fazer a promoção de um determinado produto, expondo-os para os potencias consumidores em um ponto de venda (PDV).

Utilizar essa ferramenta pode ser essencial para garantir que o seu estabelecimento não seja ignorado pelos clientes. Entretanto, é preciso planejar, elaborar e pensar em alguns pontos importantes:

  1. Saiba quem é o seu público e se coloque no lugar dele para conseguir captar a atenção dos consumidores para o seu ponto de venda;
  2. Como já citado anteriormente, ter uma iluminação adequada e em boas condições também é muito importante para o PDV. É preciso que a luz esteja focada nos locais onde você quer dar enfoque, como nos produtos e na decoração;
  3. Não esqueça de manter o seu ponto de venda limpo e organizado. Isso com certeza fará com que consumidor venha até você. Por isso, confira frequentemente se os produtos estão no local correto, se a decoração está bem fixa e se os vidros estão todos limpos;
  4. Coloque no ambiente placas, adesivos e displays para mostrar aos consumidores que o seu produto está ali e que ele possui um diferencial. O ideal é colocá-los em locais que chamem a atenção dos clientes, para assim despertar o interesse das pessoas que estão passando pelo PDV.

USE A TECNOLOGIA A SEU FAVOR

Como estamos vivendo em um mundo totalmente tecnológico, usar isso a seu favor pode ser bastante importante para construção de um ambiente diferenciado e que chame a atenção dos consumidores.

Faça ações de trade marketing, colocando telas digitais, pontos de degustação, tablets informativos e outros itens interativos. Você pode alinhar as mídias sociais também ao seu PDV, colocando uma TV mostrando os produtos adquiridos pelos clientes, mostrando as experiências positivas.

É preciso entender que ações inovadoras que façam com que o público participe tendem a fazer muito sucesso e com certeza irão fazer com que o seu PDV não seja esquecido pelos consumidores.

INVISTA EM MARKETING SENSORIAL

Acrescentar em seu ponto de venda ações sensoriais e que mexam com os 4 sentidos dos consumidores, conforme o tipo de produto oferecido pelo seu estabelecimento, pode ser uma boa estratégia para atrair potenciais clientes.

Só que é preciso tomar alguns cuidados para não exagerar na hora de investir nessas ações. É importante conectar os clientes com os valores da marca, para que assim você consiga fortalecer a necessidade do produto. Por isso, use a criatividade e pense com calma para se diferenciar dos concorrentes e ter resultados positivos.

Seguindo todas as dicas e utilizando essas formas de divulgação, o seu PDV se tornará uma verdadeira máquina de vendas, atraindo clientes em grande escala.

Com a AlphaGraphics sua marca terá todo respaldo e ajuda que vão desde a criação dos materiais impressos até elaboração de um bom marketing.

Encontre agora mesmo a unidade mais perto de você: https://www.alphagraphics.com.br/find-center.html

Dica Importante: não esqueça que além de bons materiais e um bom marketing, é preciso entregar produtos e serviços de qualidade!

Posted by admin

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *