Como escolher o Cartão de Visitas ideal

Para ter e fixar um contato profissional, uma das principais formas é utilizando o cartão de visitas. Esse, que é considerado um dos seus melhores parceiros de negócio, serve para dar início a uma interação entre você e um cliente, empresa ou fornecedor.

O cartão de visitas será a primeira impressão que as outras pessoas terão sobre você. Portanto, é imprescindível criar algo diferenciado que faça com que sua marca seja fixada, afinal como o ditado já diz, “a primeira impressão é a que fica”.

É preciso entender que o cartão de visitas é um material promocional de identificação e que tem como principal objetivo transmitir de forma clara e única a identidade visual da empresa. Desta forma, separamos algumas dicas para que você escolha o cartão de visitas ideal. Confira!

6 formas de escolher o cartão de visita ideal

1. Pense no tamanho do cartão

O tamanho do cartão é um dos principais elementos a ser pensado na hora de elaborar um cartão de visitas, afinal, cada detalhe pode ser decisivo para se fixar dentro do mercado. Ele não pode ser muito pequeno, para não comprometer a leitura e nem muito grande, para não ficar complicado na hora de guardá-lo, tornando mais fácil de ser jogado fora ou abandonado pelo caminho.

O tamanho mais indicado e comum é 90mm X 50mm. Portanto, é muito importante seguir esse padrão para não prejudicar a impressão do material. Esse formato de cartão de visitas pode ser guardado na carteira, no bolso e em qualquer local e ainda não prejudica a sua leitura. Claro que é preciso escolher uma gráfica de qualidade para que a imagem não fique pixelada ou em baixa qualidade, transmitindo uma imagem negativa aos seus clientes.

2. Saiba como escolher um layout único

Dentro do layout estão envolvidos vários itens importantes para deixar o seu cartão de visitas único e diferenciado, assim como cor, fonte e tipo de papel. Sendo assim, é preciso pensar em cada um deles em conjunto para não prejudicar a identidade visual do cartão.

  • Tipografia: é preciso escolher algo que seja de fácil leitura. Geralmente empresas mais tradicionais usam fontes serifadas (Times New Roman, Garamond e Paladino) para dar um toque de elegância e despertar confiança. Empresas mais dinâmicas usam fontes não serifadas (Verdana, Calibri e Arial) para dar um ar mais simples e direto. Empresas mais despojadas utilizam fontes de caligrafia manuscrita (Monotype Corsiva e Frech Script) para inovar sem perder a simplicidade. Existem outras fontes que podem ser usadas por você, o ideal é escolher qual se encaixa no seu perfil para então utilizá-la no material;
  • Cores: é necessário ter muita calma e cautela ao escolher a cor ideal para o seu cartão. Você pode apostar em cores como azul para trazer confiança e simpatia, tons verdes para trazer tranquilidade e vermelho para dar um toque de elegância. Também é possível e mais comum escolher as cores do seu material de acordo com o logotipo, para manter a identidade visual da sua empresa;
  • Tipos de papel: os melhores tipos de papel para um cartão de visita são: supremo (300g), couchê (300g), couchê (250g) e reciclato (240g), porém cada um possui suas próprias especificações. É muito importante ficar atento a gramatura do material, pois quanto menor ele for, mais “mole” será o papel, prejudicando sua durabilidade.

Não esqueça que quando for criar o seu cartão, é essencial evitar enchê-lo de informações desnecessárias, cores e fontes que prejudiquem tanto o visual, como a leitura do material. Simplicidade e objetividade são fundamentais!

3. Utilize margem de segurança e sangria

O ideal é sempre trabalhar o material com uma margem de segurança para possíveis erros quando for cortá-lo e a sangria, para ter um fundo maior que a área de corte, assim você garante um bom acabamento e visual para o seu material.

A margem de corte geralmente precisa ter a mesma medida do valor da borda de sangria. O intuito de acrescentar a sangria para impressão é para que na hora do corte não fique nenhuma parte em branco no cartão. Normalmente a margem deve estar nas dimensões de 0.5 cm, porém essa medida vai depender do equipamento utilizado na hora da impressão.

4. Não esqueça do acabamento!

O acabamento é uma parte muito importante do seu cartão de visitas, pois ele dará um visual único e trará a proteção necessária contra intempéries (chuva, poeira e gordura). Esse tipo de cuidado na hora de imprimir será o diferencial e mostrará aos clientes a qualidade superior do seu cartão e consequentemente do seu negócio.

Existem no mercado diversos acabamentos, mas os mais utilizados são: verniz total, verniz localizado, relevo e laminação (fosca ou brilho). Vamos conhecer cada um deles:

  • Verniz Total: é aplicado uma camada de verniz em todo o impresso, trazendo brilho e proteção ao papel;
  • Verniz localizado: a aplicação desse tipo de verniz é feita apenas em uma parte do impresso, realizada por meio do processo de serigrafia. Esse tipo de acabamento é usado para destacar o logo da empresa;
  • Relevo: esse tipo de acabamento tem a função de ressaltar o logo da empresa ou alguma imagem, deixando-a sobreposta no material impresso;
  • Laminação (fosca ou brilho): a laminação fosca, mesmo não dando um destaque visual chamativo, traz a sensação aveludada ao toque, se diferenciado dos demais acabamentos. Já a laminação com brilho recebe uma aplicação de filme plástico, aumentando a durabilidade do produto e dando um feito brilhante ao cartão.

5. Acrescente apenas as informações necessárias

Coloque no seu cartão apenas as informações necessárias. Na parte na frente você pode colocar o logotipo ou nome que destaque a marca e no verso colocar nome, e-mail, site, cargo, endereço e telefone. Utilize todos os espaços no cartão, porém sem se exceder para não deixa-lo poluído.

6. Contrate uma gráfica de confiança

Para que todas essas dicas sejam acrescentadas na criação do seu cartão, é fundamental contratar uma empresa que entenda sobre o assunto e saiba quais são as especificações ideais para o seu negócio. Por isso, escolha sempre uma gráfica de confiança, qualidade e que tenha experiência no mercado, para desenvolver algo diferenciado e excepcional para você.

A AlphaGraphics, além de ter mais de 40 anos de experiência no mercado, traz diversas opções de impressão para que o seu cartão de visitas seja único e inovador.

Encontre uma unidade mais perto de você:
https://www.alphagraphics.com.br/find-center.html

Posted by admin

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *