Como criar um Pitch Infalível

No mundo das startups, para chamar a atenção de um investidor e apresentar uma determinada ideia, é preciso criar uma apresentação objetiva e eficaz, chamada de Pitch. que nada mais é que uma exibição rápida onde o empreendedor mostra de forma resumida quem você é, o que você faz e qual o produto ou serviço desenvolvido.

Geralmente, essas apresentações duram em média de 3 a 5 minutos, podendo variar de acordo com o investidor. O principal intuito do Pitch é conseguir um investidor anjo para o seu projeto, porém é preciso que você ressalte os aspectos mais importantes da sua empresa e o seu diferencial para conseguir impressioná-los.

Todavia, para que a sua apresentação seja inesquecível e impressione os investidores, é imprescindível seguir uma estrutura bem definida:

  • Resumo da apresentação;
  • Background da equipe;
  • Apresentação do problema;
  • Solução;
  • Modelo de negócio;
  • Concorrentes;
  • Projeções e números;
  • Objetivo da apresentação.

Agora que você já sabe como montar o seu Pitch, confira algumas dicas para criar uma apresentação infálivel. Confira!

6 dicas para criar um Pitch infálivel

1. Seja objetivo

Como o Pitch é uma apresentação rápida, é fundamental que você seja objetivo em seu discurso. O ideal é não enrolar e ir direto ao ponto, falar sobre o realmente importa para que o investidor compreenda a sua proposta e que ele veja que você é a pessoa indicada para executar o projeto. Mostre todo o seu potencial e diferencial, sem perder tempo com possíveis enrolações.

2. Conte uma história

Assim como você deve ser objetivo, quando for mostrar a sua ideia é muito importante apresentá-la na forma de narrativa. Contar uma história ao seu público que os envolvam e chame sua atenção.

Para que isso seja possível, é preciso trazer um toque de humor e alguns fatos e acontecimentos que essas pessoas possam se identificar. Contar uma boa história fará com que você seja lembrado, além de criar uma forte ligação com os investidores.

3. Conheça o seu público

Para contar uma história que agrade o seu público, é muito importante conhecer essas pessoas. Por isso, estude e pesquise para passar informações realmente relevantes, saber qual o melhor tom a ser usado durante o seu Pitch e identificar qual é o histórico profissional de cada um deles.

Mostrar para essas pessoas que as conhece mesmo e que indiretamente, pode ser o ponto chave para atraí-las e mostrar que seu produto ou serviço fará toda a diferença dentro do mercado.

4. Não esqueça da identidade visual

Assim como um bom discurso, é preciso pensar na identidade visual da sua ideia. As imagens servem como um arma extremamente poderosa para inspirar e provocar sensações nas pessoas.

Ilustre e pense em um design para a sua apresentação que seja realmente atraente e que traduza de forma simples a sua ideia.  Além disso, você pode acrescentar infográficos,  dados e outras informações adicionais que sustentem os seus argumentos e passem ainda mais credibilidade para o seu projeto.

5. Treine antes de apresentar seu Pitch

Assim como os trabalhos de escola ou faculdade, é muito importante treinar antes de fazer uma apresentação. Para que tudo saia conforme o planejado e você alcance o sucesso, deve-se aperfeiçoar o seu Pitch.

Uma dica é gravar em casa a sua apresentação e assistí-la para ver quais são os seus pontos positivos e negativos para aprimorá-los antes do grande dia. Faça isso até que você se sinta seguro e confiante!

6. Transmita confiança e segurança

Para que a ideia seja captada pelo seu público da melhor forma, é preciso antes de qualquer coisa passar confiança e segurança. Mostre que você é perito no que está falando e que entende mais do que ninguém do seu projeto. Dê exemplos e crie histórias onde exista um personagem com problema, mostrando que a sua ideia pode resolver esse empecilho de forma efetiva e certeira.

Por isso, assim como dito anteriormente é muito importante se preparar e conhecer efetivamente os investidores antes do seu Pitch. Mesmo sendo algo mais objetivo, você precisa mostrar que o seu projeto pode ser algo bastante útil e eficaz.

Lembrando que essas dicas são essenciais não só para criar um Pitch infalível, como qualquer apresentação para sócios, clientes, consumidores ou até mesmo em eventos. Precisa de ajuda com o material visual da sua apresentação? Procure uma de nossas unidades: http://bit.ly/unidadesalphagraphicsbr

Posted by admin

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *