Contribuir com o meio ambiente não é apenas utilizar papel reciclado

Segundo o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, nos últimos anos o desmatamento teve um crescimento de 30%. Contudo, mesmo diante de um cenário tão assustador, é preciso que todos entendam que contribuir com o meio ambiente não é apenas utilizar papel reciclado, é preciso realizar muitas outras ações de conscientização e mudanças de hábitos.

De acordo com um estudo feito pelos nossos parceiros da Two Slides, existem cerca de 7,8 milhões de florestas sustentáveis (reflorestadas) no Brasil, sendo que 100% de toda a produção de papel dentro das indústrias vêm dessas florestas de eucaliptos e pinus, mostrando a crescente evolução desse setor nos últimos anos.

Esse bem de consumo é um dos produtos com maior taxa de reciclagem, mas é impossível produzir apenas papel reciclado. Esse produzido a partir das florestas é indispensável para iniciar o ciclo do papel.

Portanto, para ajudar o meio ambiente é imprescindível encontrar outras soluções, além do reflorestamento para produção de celulosa e fabricação de papel. Por isso, empresas, escritórios e comércios precisam encontrar medidas e criar projetos que visam conscientizar os colaboradores e trazer para dentro desse ambiente ações mais sustentáveis.

Fique atendo quando for adquirir materiais de escritório, pois para garantir que o papel fabricado tenha vindo de uma fonte de floresta sustentável é preciso verificar se a indústria seguiu os mais de 30 sistemas de certificação exigidos.

Qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte consegue implementar em seu dia a dia ações sustentáveis, assim como a AlphaGraphics, que possui uma certificação FSC, garantindo que os papéis utilizados em seus processos dentro da gráfica sigam as regras e o compromisso com a preservação do meio ambiente.

Visando ajudá-los a implementar dentro de sua empresa processos mais sustentáveis, separamos algumas dicas de como o seu negócio pode contribuir com o meio ambiente de forma fácil e prática. Confira!

8 dicas para contribuir com o meio ambiente

  • Desligue as luzes e os monitores caso não esteja utilizando;
  • Use caneca ao invés de copos plásticos;
  • Em dias de temperaturas mais amenas, abra as janelas ao invés de ligar o ar condicionado;
  • Evite o desperdício de papel;
  • Use papéis antigos para rascunho;
  • Separe os resíduos para reciclagem;
  • Substitua as lâmpadas convencionais pelas econômicas;
  • Faça parceria com empresas especializadas para coleta de pilha e computadores antigos.

E aí, sua empresa também se preocupa com o meio ambiente? Conte pra gente nos comentários!

Posted by admin

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *