Como criar o portfólio perfeito

Para destacar os seus trabalhos profissionais e se diferenciar dos demais como empresa, estudante ou profissional é preciso contar com um material muito importante e essencial nos dias de hoje para algumas determinadas áreas e segmentos: o portfólio.

O portfólio é um documento onde são registrados e listados os melhores trabalhos de um profissional ou uma empresa, servindo como um cartão de visita ou uma vitrine para que conheçam os serviços desenvolvidos por você.

Esse material é muito mais do que um simples currículo, pois ele mostra exemplos práticos de suas experiências profissionais, ajudando a destacar os trabalhos realizados por você, além de abrir portas dentro do mercado.

Ter um portfólio bem elaborado e estruturado é indispensável para um bom profissional ou empresa. É essencial ser criativo para criar um material imbatível e diferenciado. Antes de começar a criá-lo, é importante saber quais são os tipos de portfólios. Confira!

Tipos de portfólio

Portfólio físico

O portfólio físico era um documento muito usado antes da internet ganhar destaque. Hoje notamos que é algo raro ver um profissional com uma pasta com esse material impresso, porém alguns contratantes e empresas ainda exigem que o portfólio seja mostrado dessa forma.

Ao criar um portfólio físico é preciso escolher entre os seus melhores trabalhos para levar até uma entrevista ou para mostrá-lo para algum cliente.

O ideal é usar papel no formato A3 ou A4 de boa qualidade e colocá-lo em uma pasta diferenciada e com material de alta qualidade. Aqui a qualidade da impressão é fundamental, pois mesmo que tenha feito um trabalho excelente, se o impresso não mostrar isso, poderá prejudicá-lo ao invés de ajudá-lo a conseguir um empregador ou cliente.

Portfólio digital

Por ser mais acessível nos dias de hoje, o portfólio digital possui muitas opções para sua criação, além de ser muito mais prático. Existem diversos sites gratuitos e pagos que irão te ajudar no desenvolvimento do seu material e armazenamento, que disponibilizam ainda layouts de acordo com a sua área ou segmento

O formato mais utilizado para envio é o PDF, pois ele tem uma usabilidade mais ampla do que os demais, podendo ser acessado por qualquer pessoa no mundo. Desta forma, será possível enviar o seu material para editoras, agências, empresas e fornecedores, sem se preocupar com deslocamento ou hora marcada.

Escolhida a plataforma que irá utilizar e a mais adequada ao seu objetivo, agora é hora de entender qual o direcionamento do seu portfólio. Existem diversas categorias que são direcionadas para cada tipo de objetivo: pessoal ou profissional. Para ajudá-los a entender melhor a função desse material, separamos os 3 principais tipos de portfólio:

Portfólio para empresa

O portfólio para empresa é fundamental para prospecção de novos clientes. Ele será o ponto chave para começar a sua negociação, já que essa será a primeira impressão sobre o seu negócio. A criação desse material vai precisar conter algumas informações básicas, tais como:

  • História, missão, valor, visão e comprometimento da empresa;
  • Imagem e descrição dos produtos e serviços oferecidos;
  • Principais clientes;
  • Informações sobre a sua equipe, com um breve currículo dos funcionários e os resultados alcançados por eles;
  • Informações sobre a empresa, como endereço, e-mail, redes sociais e telefones de contato.

Importante que tudo isso seja apresentado de forma objetiva e com um design que facilite a leitura e entendimento das informações. A falta de tempo é constante em empresas dos mais variados segmentos, então fazer com que sua mensagem seja passada de forma sucinta é fundamental!

Portfólio acadêmico

Já o portfólio acadêmico é utilizado como uma forma de guardar e arquivar de maneira organizada todos os trabalhos realizados durante os seus anos de faculdade, pós-graduação, mestrado e todos os cursos concluídos.

Ele deve incluir tudo o que foi relevante para você, assim como textos das aulas, atividades, trabalhos, exercícios, pesquisas e até mesmo o seu TCC. Tudo isso será extremamente relevante para contar e mostrar a sua história acadêmica, servindo como um instrumento de avaliação e como uma forma de incluir e aumentar a relevância dos seus títulos educacionais.

Assim como um trabalho acadêmico, o seu portfólio deve conter capa, folha de rosto, sumário, considerações iniciais e finais e todos os anexos importantes. Desta forma, você terá em suas mãos um ótimo material para apresentar quando for em entrevistas de emprego, demostrando a sua organização e o seu grande potencial.

Portfólio de Design

Para os profissionais da área de design, o portfólio é essencial para mostrar os trabalhos realizados. Essa é uma forma de encontrar possíveis clientes e mostrar o quão interessantes são os materiais criados por você. Nos dias de hoje, a melhor forma de publicar o portfólio de design é online, pois fica muito mais fácil para as pessoas visualizarem os seus trabalhos onde e quando quiserem.

O portfólio de design é o ponto chave para que o profissional apresente suas habilidades e conquiste novos clientes potenciais. Por isso, é necessário ter todo cuidado e dedicação na hora de criá-lo para que ele reflita seus trabalhos e a sua personalidade.

Para desenvolvê-lo no ambiente virtual é preciso criar uma marca e uma apresentação, colocar os melhores trabalhos, especialidade, contato e categorias para deixá-lo mais organizado e de fácil visualização. Além disso, é preciso contar uma história explicando como foi o processo de criação de cada material.

Como criar o portfólio perfeito

  • Coloque o que você faz: está parte é fundamental para a pessoa que esteja visualizado o seu portfólio saiba qual a sua área ou segmento de atuação. É de extrema importância que você mostre exatamente o trabalho e problemas que resolveu durante a execução dos projetos;
  • Seja sucinto: não adianta ficar enrolando, o ideal na hora de criar o portfólio é ser o mais sucinto e breve possível. Geralmente as empresas e os contratantes levam no máximo um minuto para observar cada currículo e portfólio, por isso seja objetivo;
  • Adicione os detalhes: mesmo precisando ser objetivo, é muito importante descrever e explicar cada trabalho perfeitamente, porque você o selecionou e porque ele é importante para a sua carreira;
  • Coloque boas imagens: por ser um material bastante visual, é preciso colocar imagens com boa qualidade para impressionar e se destacar. Fique de olho no formato das imagens para evitar que elas fiquem com baixa resolução;
  • Seja criativo: usar a criatividade é o atrativo perfeito para chamar a atenção das pessoas que estão analisando o seu portfólio. Não esqueça de colocar a sua personalidade, mas sem exageros.

Vantagens de criar um portfólio online e físico

  • Facilita a visualização dos trabalhos na prática;
  • Maior credibilidade;
  • Disponibilização de seus trabalhos 24 horas por dia;
  • Materiais customizados e personalizados;
  • Pode ser encontrado facilmente.

Agora que você já sabe como criar o portfólio perfeito, é hora de colocá-lo em prática. A AlphaGraphics é uma gráfica especializada em materiais online e offline para ajudá-los na criação de um portfólio de qualidade e personalizado.

Encontre a unidade mais próxima de você: https://www.alphagraphics.com.br/find-center.html

Posted by admin

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *