Porque o marketing de conteúdo é importante para fidelizar clientes

Em tempos de competição acirrada e altos padrões de marca, construir fidelidade dos clientes é fator chave para pequenos negócios. O objetivo é que os clientes retornem à sua empresa muitas vezes pelo o que sua marca tem a oferecer eles. E para obter esta fidelidade, é preciso começar a construir a confiança do cliente.

Confiança e fidelidade são marcas de um bom relacionamento com sua base de clientes. Para chegar a este patamar, é necessário que as pessoas percebam valor em sua marca – não apenas em seus produtos ou serviços, mas na existência da empresa como um todo.

No entanto, manter interações pessoais com os clientes pode não ser tão fácil. Por isso, é necessário concentrar esforços de construção de relacionamento para novas plataformas e modos de comunicação. A melhor maneira de fazer isso – e  construir lealdade e confiança ao longo do caminho – é usar o marketing de conteúdo.

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma abordagem estratégica para criar e entregar conteúdo relevante e valioso para seus clientes regularmente. Ele pode assumir várias formas e ser fornecido por meio de uma ampla variedade de plataformas. Mais importante é usado para envolver, estimular, educar e encantar seus clientes a fim de construir relacionamentos duradouros e de confiança.

Por que marketing de conteúdo? A abordagem tem vários propósitos:

  • Atrair e envolver clientes: publicar conteúdo regularmente fornece algo para seus clientes atuais interagirem e desfrutarem, mas também fornece mais caminhos para que clientes em potencial encontrem você e os incentiva a dar uma chance à sua marca.
  • Demonstrar valor: os clientes não recorrem apenas à sua marca em busca de produtos e serviços. Eles procuram valor, seja na forma de entretenimento, educação ou experiência. Por meio do marketing de conteúdo, você pode demonstrar a liderança de pensamento da sua marca e fornecer valor consistente.
  • Nutrir e fortalecer relacionamentos: a criação de conteúdo envolvente ajuda a promover relacionamentos com seus clientes.

Muitas marcas fazem mal uso do marketing de conteúdo e acabam decepcionadas com seus resultados. Em grande parte, isso se deve a um mal-entendido sobre para que, exatamente, o marketing de conteúdo deve ser usado.

O marketing de conteúdo não trata de completar transações. Não é um anúncio que fechará uma venda ou atrairá o cliente a comprar imediatamente. Em vez de usar o marketing de conteúdo para impulsionar as vendas, use-o para dar ao seu público o que ele precisa e deseja. Enquanto os anúncios podem afastar as pessoas ou parecer agressivos, o marketing de conteúdo oferece algo interessante para o público e posiciona sua marca como um especialista ou uma inspiração.

Existem várias maneiras de fazer isso, desde postagens em blogs a vídeos, e-books e infográficos. Qualquer tipo de conteúdo útil e criativo pode ser incorporado a um plano de marketing de conteúdo.

Por exemplo, se você administra uma loja de roupas, pode compartilhar looks e tendências para inspirar as escolhas de moda dos clientes. Se você administra um viveiro de plantas, pode criar uma série de vídeos ensinando noções básicas de jardinagem. Não importa o tipo de conteúdo que você escolha, ele deve inspirar, ensinar e envolver um público específico: seus clientes.

Usando o marketing de conteúdo para construir confiança e fidelidade

Então, como você usa o marketing de conteúdo estrategicamente para construir confiança e lealdade entre seus clientes? Existem algumas maneiras de abordar isso.

  • Autenticidade: Uma das coisas mais importantes a lembrar sobre marketing de conteúdo é que todo o seu conteúdo – seja uma série de vídeos, webinar ou fotos – deve ser autêntico para sua marca. Atenha-se às mesmas mensagens, estilo e voz que usa em outros aspectos do marketing. Você não quer que seu conteúdo pareça forçado. Em vez disso, deve parecer familiar e acessível.
  • Storytelling: Nada é tão envolvente quanto uma boa história, e contar histórias é uma ótima maneira de construir conexões emocionais com seu público. Use o marketing de conteúdo para contar histórias relacionadas à sua empresa. Você pode contar a história e a história de sua marca ou até mesmo a história de um cliente que obteve sucesso usando seus produtos e serviços.
  • Compartilhamento: sua empresa está comprometida em retribuir à comunidade? Sua marca apóia uma causa em particular ou seus funcionários são voluntários em uma organização local? Mostre aos clientes como e por que você escolhe fazer o bem dessa maneira. Feito corretamente, esse tipo de conteúdo pode construir confiança e lealdade, provando ao público que você se dedica a mais do que apenas ganhar dinheiro.
  • Humanização: Cada vez mais clientes estão interessados em conhecer os rostos por trás de suas marcas favoritas. O marketing de conteúdo oferece a oportunidade perfeita para humanizar sua marca, exibindo as pessoas por trás de suas operações. Por exemplo, mostrar seus funcionários ou compartilhar fotos de eventos da empresa.
  • Interação: O melhor conteúdo é aquele que permite aos clientes realmente se envolver e interagir com sua marca. Tente incorporar conteúdo interativo em seu plano de marketing para abrir uma conversa de mão dupla. Coisas divertidas como questionários funcionam bem nas redes sociais, enquanto webinars e workshops permitem que um segmento menor do seu público obtenha ainda mais valor da sua empresa.

Dê aos seus clientes aquilo que eles precisam

A ideia não é criar conteúdo só por criar. O aspecto mais importante do marketing de conteúdo é garantir que você crie e entregue conteúdo personalizado para o seu público. Em vez de enviar informações e anúncios aos clientes para impulsionar o que você precisa e deseja, dê a eles o que eles precisam e desejam. Isso mostrará a seus clientes que você tem valor a oferecer e criará mais confiança e fidelidade.

Para fazer isso, você precisa entender quem realmente são seus clientes. Analise seus dados demográficos e psicográficos para determinar os segmentos específicos de seu público. Em seguida, crie conteúdo especificamente para eles. Eles devem considerar tudo o que você compartilha útil e relevante.

O conteúdo para cada marca será diferente, mas para restringir o foco que seu conteúdo deve ter, pergunte-se:

  • Quais as dores que meus clientes enfrentam e quais as soluções minha marca oferece?
  • Quais tópicos são mais relevantes para a minha audiência?
  • O que mais interessa ao meu público?
  • O que posso ensinar aos clientes que agregará valor às suas vidas?

Mais importante ainda, não use marketing de conteúdo para vender. Embora seu conteúdo deva ser sempre relevante para sua marca e possa até mencionar seus produtos e serviços, seu foco principal deve ser o engajamento e o valor que oferece, não o lucro de sua marca. Quando feito corretamente, o marketing de conteúdo convencerá os clientes a verificarem suas ofertas por conta própria, porque eles confiam em você e apreciam o valor que você tem a oferecer.

Todos prestam mais atenção ao conteúdo adaptado aos seus interesses específicos. Ao concentrar sua estratégia de marketing de conteúdo no que seus clientes realmente desejam, eles aprenderão que sua marca oferece um valor imenso. Continue usando diferentes tipos de conteúdo para nutrir e fortalecer o relacionamento que você mantém com seus clientes; confiança e lealdade certamente virão, e nesse ponto você criou um cliente para o resto da vida.

*Texto adaptado do original publicado em inglês.

Posted by Aline Macedo

Coordenadora de Marketing na AlphaGraphics Brasil

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *