Live a pena ver de novo: Inteligência emocional e mudança de mindset em tempos de crise

Neste webinar, apresentado pela nossa parceira Fernanda Dutra, da FlyFlow, falamos sobre Inteligência Emocional e seus 5 pilares, além de como lidar com estes pilares neste momento específico.

  1. Conhecer as próprias emoções: uma das grandes descobertas da neurociência é que cada um de nós percebe o mundo de uma forma, de acordo com o que sentimos a cada momento. Quando conhecemos as nossas emoções, entendemos melhor a nossa realidade e temos mais capacidade de lidar com ela.

Neste momento temos uma crise, é fato. Mas se nos sentimos incapazes de lidar com ela, estamos com o mindset fixo. Quando pensamos no que podemos fazer para melhorar e ajudar e criar oportunidades, estamos no mindset de crescimento.

  1. Controlar as emoções: se você precisa controlar algo, é porque você não tem inteligência emocional. Controlar as emoções não é se segurar (por exemplo, num momento de raiva), mas sim um complemento do primeiro princípio. Você já se conhece tão bem, que você entende como você reage, e por isso consegue controlar as emoções.
  2. Automotivação: um processo de você criar metas e se envolver com este processo de saber o que você quer e aonde quer chegar.
  3. Empatia: reconhecer as emoções das outras pessoas e entender que cada um tem um processo diferente do nosso próprio.
  4. Relacionamentos interpessoais: que gera a chamada inteligência social. Quando as pessoas se conectam, podem ser mais criativas e eficientes nos processos decisórios.

E como podemos gerar conexão?

O primeiro estágio é através da atenção mútua e sentimento positivo compartilhado. Criando essa conexão, é possível chegar no segundo estágio, que é a sincronia.

Mas, para podermos chegar a estes pilares, precisamos passar pelo processo de mudança, que pode ser baseado em 7 princípios:

  • Mude: você pode mudar tudo em sua vida agora, com as condições e recursos que já tem.
  • Organize: nada parece tão ruim depois que você coloca em ordem. Quando você organiza coisas, seu cérebro começa a se organizar também. O processo de organização te ajuda a perceber que nem tudo é tão complexo.
  • Teste-se: se não testar, não há como saber se consegue ou não
  • Inicie: o primeiro passo é o que precede todos os demais
  • Valorize-se: você precisa saber o seu valo para informá-lo ao mundo
  • Aja: o êxito está em ter êxito, e não em ter condições de êxito
  • Resolva: a forma como pensamos cria o mundo em que vivemos

Gostou desse conteúdo? Assista à apresentação completa no vídeo abaixo:

Webinar exibido em 31/03/2020, por Fernanda Dutra.

Posted by Aline Macedo

Coordenadora de Marketing na AlphaGraphics Brasil

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *