Atitude Protagonista em vendas | 15ª Convenção AlphaGraphics Brasil

Para falar sobre atitude protagonista em vendas, começamos o texto contando uma história da tradição indiana.

Dizem que um grande guerreiro, de grande estirpe, já estava pronto para enveredar no paraíso de Indra. Quando indo ao seu caminho para tal destino, se depara com um cachorrinho sujo e magro, que passa a ser sua cia constante. Juntos passam frio, fome, noites ao relento, mas sempre juntos.

Depois desta jornada, o guerreiro então encontra o grande portal do céu de Indra, o que lhe causou grande emoção, uma vez que era belo, especial, e fazia vale o sofrimento enfrentado. Um anjo vem o receber e diz que o cachorrinho não poderia acompanhá-lo, senão o Deus Indra ficaria muito ofendido. O guerreiro, então, depois de pensar por alguns momentos, decide que vai abdicar deste reino, pois não poderia abandonar o seu companheiro. Assim, abriu mão do céu de Indra.

Naquele momento, no entanto, o cachorro se transforma no próprio Deus Indra, mostrando que tudo aquilo não passava de uma prova para testar se o grande guerreiro possuía os valores daquele paraíso.

A reflexão desta analogia é para mostrar que todos nós queremos o ápice, mas não pode ser a qualquer custo.

Quando falamos de vendas humanizadas, começamos a rever estes valores. Vendemos para pessoas. São pessoas que vendem para outras. Quando falamos em fidelizar, deveríamos pensar mais em nos tornarmos fiéis a nossos clientes. Levamos eles ao Indra, e por consequência entramos também.

O IKIGAI, filosofia japonesa de grande valor, é uma ferramenta que nos permite entender que temos uma vocação que se funde à nossa profissão. Nas vendas humanizadas essa vocação não é só conhecimento de produtos e serviços que você venda, mas sim passar a entender O QUE o seu produto faz pelo cliente.

4 pontos do IKIGAI:

  1. Vocação: talento lapidado te dá atitude. Tem gente que faz muito, mas realiza pouco. Às vezes não precisa fazer tanto e sim a coisa certa na hora certa. Ação com estratégia.
  2. Profissão: excelência, informação, ética, metas, necessidade do cliente, dedicação
  3. Paixão: vieses inconscientes, como o viés da negatividade. Tendemos a colocar mais peso e força no que é negativo. Persistência, Automotivação e Paciência superam o viés da negatividade. Quem é apaixonado sublima esse viés.
  4. Missão: ela tem um ponto importante. Você não vende para atingir resultado seu, isso é consequência. Sua entrega de valor é qual é o diferencial, o propósito que você entrega para o seu cliente.

Muita gente interpreta a venda humanizada de maneira, como uma limitação de carteira. Esse pensamento é errado porque quando limitamos a carteira, caímos na necessidade de bater meta. E então aparece a necessidade desesperada e você insiste para fechar a qualquer custo e quebra todo esse processo de confiança que foi construído na venda humanizada.

Quanto maior a carteira, mais você vai ser fiel ao processo empático.

O processo de compreender nos leva a perceber mais profundamente o que está acontecendo e pode nos transformar. Dentro do IKIGAI, há o KAIKA e o MANKAI, que nos ajudam neste processo de compreensão e transformação.

KAIKA é quando algo que você nem sabia que tinha em você, emerge. Você se torna uma pessoa transformadora. Mas mais que isso, esse KAIKA se transforma em MANKAI, que é quando você não só se transforma em melhor, mas você faz o seu melhor. Ou seja, você amadurece e se abre em sua plenitude.

E então, para fecharmos, dentro da própria filosofia japonesa, chegamos ao termo Ichigo Ichiê, que é momento do encontro: o que estamos vivendo agora não se repetirá nunca mais. Os momentos e encontros são únicos e jamais se repetirão da mesma forma.

Quando tomamos consciência disso, percebemos que o nosso maior bem precioso, que é o nosso tempo, nos é dado todos os dias, como um grande presente. E que a gente seja capaz de vivenciar cada momento único como um grande presente. Mesmo os momentos difíceis passam a ser uma grande oportunidade de evolução.

Se temos isto em mente, sempre entregaremos o nosso melhor, para vivermos o nosso melhor, com as pessoas que estão ao nosso redor, nos lugares em que estamos, com aquilo que fazemos, e com aquilo que somos como essência.

*Texto extraído da palestra “Atitude protagonista em vendas” realizada por Fernanda Dutra, durante a 15ª Convenção AlphaGraphics Brasil. Veja a palestra completa através do link: https://www.universidadeag.com.br/Convidado, na Universidade da Impressão > Seção “Convenção e Workshop”

 

Posted by Aline Macedo

Coordenadora de Marketing na AlphaGraphics Brasil

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *