A importância da comunicação na indústria gráfica | 15ª Convenção AlphaGraphics Brasil

Analisando os episódios do nosso podcast “Ondas Impressas”, fica bastante claro enxergar não só a importância da comunicação na indústria gráfica como também as tendencias do mercado de impressão para o ano de 2021.

O “Ondas Impressas” é um podcast voltado exclusivamente ao universo da impressão, que estreou no ano de 2020 com muitos downloads, quase 50 entrevistados ao longo do ano, incluindo pessoas de fora do universo da impressão.

Para falar de tendência, uma das coisas mais interessantes é olhar os 5 episódios mais ouvidos para vermos o que gerou mais interesse.

O mais ouvido é o primeiro, onde discutimos o papel imune. Papel comprado com isenção para produção de livros, revistas e jornais. Garantida constitucionalmente.

O segundo é sobre o papelão ondulado. Por dois fatores: pela pertinência da pauta (falta/escassez dos produtos), e também pela qualidade da entrevistada, Gabriella Michelucci, presidente da ABPO e diretora da Klabin.

O terceiro vemos uma tendência clara: Economia circular. Discussão sobre sustentabilidade e economia circular chegou para ficar a ganhou grande impulso na pandemia. E o setor gráfico quer falar sobre essa economia e opções para tornar seu produto mais sustentável. Aponto isso como uma tendência que está trabalhando a favor da indústria gráfica. Falar sobre sustentabilidade hoje é muito benéfico para o setor.

O quarto é sobre marketing e vendas, que gera bastante interesse por uma passagem que ficou muito marcada: não é hora de oferecer produto ao cliente e sim estar ao lado dele e mostrar que você pode ajudar. A discussão sobre marketing e vendas continua forte e sempre esteve.

O quinto episódio é sobre gráfica/fábrica inteligente. Inteligência Artificial dentro da indústria gráfica. As empresas estão vivendo essa realidade e suas dificuldades, como por exemplo a integração dos equipamentos. Como eles podem conversar entre si, mesmo sendo de marcas diferentes. Uso do BI e como fazer toda a massa de dados trabalhar para a empresa, tomar melhores decisões e mais rápido.

O fato de estarmos aqui é um exemplo da importância da comunicação. Acredito que 100% do que o universo da impressão faz é se comunicar. E, curiosamente, a indústria gráfica se comunica pouco com seu cliente e seu mercado. Não sou em quem diz, e sim os criativos.

Ao estruturar um plano de comunicação, você atinge um número maior de pessoas e incentiva a comunicação para que soluções sejam geradas. Eu acredito na comunicação como um alavancador do desenvolvimento.

*Texto extraído da palestra “A importância da comunicação na indústria gráfica” realizada por Tânia Galluzzi, durante a 15ª Convenção AlphaGraphics Brasil. Veja a palestra completa através do link: https://www.universidadeag.com.br/Convidado, na Universidade da Impressão > Seção “Convenção e Workshop”

Posted by Rogério Pinho

Diretor de Franquias AlphaGraphics Brasil

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *