5 dicas para receber colaboradores de volta ao escritório

Depois de mais de um ano trabalhando em casa, muitas empresas consideram a possibilidade de retornar ao escritório ainda este ano. Esta é uma perspectiva empolgante para muitos. No entanto, da mesma forma que trabalhar em casa exigia uma transição, retornar ao escritório também.

Felizmente, existem algumas coisas que você pode fazer agora para preparar seu escritório para a reabertura e criar entusiasmo entre seus funcionários enquanto eles se preparam para voltar. Essas cinco dicas podem ajudá-lo a renovar seu espaço e receber de volta os funcionários de forma positiva.

 

1. Redecore seu espaço de trabalho

Uma das coisas mais simples que você pode fazer antes do retorno de seus funcionários é redecorar para criar um ambiente convidativo. Oferecer um upgrade ao seu espaço criará uma expectativa para a reabertura do seu escritório, uma vez que a “grande revelação” dará a todos algo pelo qual ansiar.

Redecorar não requer uma grande reforma. Coisas simples como gráficos de janelas, paredes e pisos podem ajudar muito a tornar seu espaço novo em folha. Os gráficos de vinil podem ser aplicados em qualquer lugar – não apenas em janelas, paredes e pisos, mas também em portas, móveis, eletrodomésticos e até mesmo tetos.

Use gráficos especialmente projetados e de marca para criar uma experiência envolvente e construir o orgulho da marca entre suas equipes. Por exemplo, aplique um gráfico do chão ao teto em uma área proeminente para criar uma parede elegante e um ponto focal de escritório. Pode mostrar a missão ou visão de sua empresa para lembrar aos funcionários por que você faz negócios.

 

2. Renovar as áreas de visitantes

Reabrir seu escritório não significa apenas que seus funcionários estão voltando, mas também sinaliza o retorno de reuniões pessoais com clientes. Estenda seus esforços de redecoração para áreas comuns e espaços para visitantes, como saguão, áreas de espera e salas de reunião para solidificar ainda mais a experiência de sua marca.

Assim como seus espaços de trabalho voltados para os funcionários, equipe essas áreas com novos gráficos que mostram quem é sua marca e o que você representa. Você deseja que os visitantes tenham uma experiência positiva com sua marca para fortalecer esses relacionamentos – especialmente após um ano de distância.

 

3. Considere diferentes níveis de conforto

Mesmo quando é seguro para os funcionários voltarem ao trabalho, todos terão diferentes níveis de conforto para interações pessoais. Durante a transição de volta ao escritório, esteja atento a essas preferências variadas e adapte-se para atender às necessidades individuais.

Uma maneira de fazer isso é utilizar sinalização de distanciamento social ao redecorar seu espaço. Use adesivos de piso nas áreas comuns, bem como sinais em mesas e cadeiras em salas de reuniões, para lembrar as pessoas de manterem uma distância segura. Você também pode implementar sinalização direcional para indicar caminhos de mão única, quando necessário.

Outra maneira de melhorar o conforto do seu escritório é fornecer aos funcionários ferramentas para expressar suas preferências de forma não verbal. Isso pode assumir a forma de sinalização de mesa, decalques para cadeiras, adesivos, pulseiras, cordões ou outros indicadores visuais que usam um sistema de cores para alertar os colegas de trabalho sobre os tipos de interação apropriados. Por exemplo, um sinal vermelho pode significar nenhum contato físico, enquanto o amarelo significa que as cotoveladas estão ok e o verde indica que apertos de mão, abraços e cumprimentos são bem-vindos.

 

4. Aumente o entusiasmo

Muitas pessoas ficarão entusiasmadas em ver seus colegas de trabalho cara a cara novamente e quaisquer alterações que você fez em seu escritório. Aumente essa empolgação e aumente o moral, tornando o retorno ao escritório uma ocasião importante!

Convide os funcionários de volta com uma caixa de boas-vindas repleta de presentes de marca, novos materiais e guloseimas. Esse tipo de gesto ajudará seus funcionários a se reconectar e a se sentirem um membro valioso da equipe.

Você pode colocar quase qualquer coisa na caixa – de marca ou não – mas algumas idéias incluem: suprimentos de escritório essenciais, informações importantes sobre novas diretrizes, indicadores de nível de conforto e uma variedade de itens divertidos. Podem ser eletrônicos, como fones de ouvido ou caixas de com Bluetooth, kits de autocuidado e relaxamento, roupas de marca e muito mais!

 

5. Mantenha-se positivo

Depois de trabalhar em casa por tanto tempo, a transição de volta para o escritório será mais desafiadora para alguns funcionários do que para outros. Certifique-se de que os membros da sua equipe saibam que você está lá para apoiá-los em cada etapa do caminho.

Mantenha sua mensagem geral positiva para lembrar as pessoas das muitas coisas boas que o retorno ao escritório pode oferecer. Concentre-se nos benefícios, como maior colaboração, criatividade e solução de problemas, bem como unidade da equipe.

Além disso, encontre maneiras de comemorar juntos. Mantenha a positividade celebrando o fato de estarem juntos novamente como uma equipe e reconhecendo ocasiões especiais, realizações individuais, vitórias de equipe, metas alcançadas e muito mais. Essas celebrações podem ajudar os funcionários a retomar o ritmo e, ao mesmo tempo, promover um ambiente de trabalho mais positivo.

Trazer suas equipes de volta ao escritório, sem dúvida, exigirá um período de transição. No entanto, planejando com antecedência, encontrando maneiras de envolver os funcionários e trabalhando para tornar seu retorno o mais positivo possível, você será capaz de avançar como uma empresa mais forte e unificada.

Posted by Michel Ilyan

Diretor de Franquias AlphaGraphics Brasil

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *