Como combinar digital e impressão para campanhas de marketing mais eficazes

O marketing digital foi amplamente adotado como uma estratégia de marketing chave para muitas empresas, mas isso não significa que a mídia impressa está morta. Na verdade, o marketing impresso e digital podem trabalhar juntos para criar campanhas mais eficazes.

Ao usar a impressão como uma extensão de seus esforços de marketing digital, suas campanhas podem ir ainda mais longe do que apenas com o digital. A impressão pode ajudar a direcionar o tráfego para seus canais digitais. Além do mais, a combinação de impressão e digital permite pontos de contato adicionais na jornada do cliente, ajudando a impulsionar o conhecimento da marca e melhorar o envolvimento. Imprimir não apenas adiciona mais pontos de contato, mas também adiciona variedade e memorização às suas campanhas para ajudar a destacar sua marca.

O marketing impresso vem em muitas formas, incluindo mala direta, brochuras e folhetos, materiais de vendas como fichas técnicas e catálogos, anúncios impressos e até mesmo artigos de papelaria e cartões de visita. A sinalização também é um aspecto importante do marketing de impressão. Ao usar esses itens tangíveis para reforçar as mensagens que você envia em canais digitais, você pode adicionar autenticidade e confiança às suas campanhas e causar um impacto maior.

 

Combinando mídia social e marketing impresso

A mídia social é um componente necessário do marketing digital. Por meio de seus canais sociais, você pode conversar, construir relacionamentos e fazer com que os clientes se envolvam mais com sua marca. Usar o marketing de impressão de forma estratégica pode impulsionar esses esforços.

Uma das maneiras de combinar mídia impressa e social é usar materiais impressos para direcionar os consumidores aos seus canais sociais. Inclua seus identificadores de mídia social em todos os materiais de marketing impressos, para que os clientes e leads saibam onde encontrá-lo online. Você pode até dar um passo adiante e anunciar conteúdo exclusivo em suas peças impressas para ganhar novos seguidores em uma plataforma social específica. Nesse caso, configure uma resposta automática na conta da sua marca para quando alguém novo o seguir e compartilhe o conteúdo dessa mensagem direta automatizada.

Os materiais impressos também podem levar os consumidores a participar da conversa em suas plataformas sociais. Inclua uma hashtag exclusiva no material impresso e incentive os clientes a usá-la online.

Também pode funcionar de outra maneira – a mídia social pode aumentar a eficácia de suas campanhas impressas. Os canais sociais oferecem uma grande quantidade de dados do consumidor, além da demografia básica, como curtidas e interesses, que você pode usar para criar materiais impressos altamente direcionados ou campanhas de mala direta. Você pode ter sucesso usando esses dados para atrair clientes potenciais com brindes direcionados, como conteúdo ou brindes.

 

Combinando sites, e-mail e marketing impresso

Seu site e listas de e-mail são dois outros componentes cruciais de sua estratégia de marketing digital. Clientes atuais e potenciais usam seu site e e-mails para saber mais sobre sua marca e se manter atualizado. Estes também podem ser integrados ao marketing de impressão para efeito máximo.

Use o marketing de impressão para direcionar o tráfego para as principais páginas de destino do seu site. Se você deseja recrutar assinantes de e-mail, adicione um código QR ou uma URL abreviada que leva os usuários diretamente à sua página de inscrição. Você também pode fazer isso para páginas de produtos ou catálogos digitais; mostre alguns produtos populares na peça impressa e direcione os compradores para o catálogo completo ou para uma página de pedido. Se você estiver oferecendo um brinde, as mesmas regras se aplicam. Anuncie o brinde na peça impressa e inclua um código QR ou URL que leva o consumidor a uma página onde ele pode resgatar o presente.

Campanhas de conteúdo em duas partes também funcionam muito bem com marketing digital e impresso. Inclua um teaser para uma parte do conteúdo em seu material impresso e direcione os clientes ao seu site ou boletim informativo por e-mail para ver o resto.

 

Aproveitando a tecnologia digital e de impressão

O que é empolgante sobre a combinação de marketing digital e impresso é que os avanços na tecnologia permitiram uma maior interatividade entre os mundos impresso e digital.

Um exemplo disso é a personalização. A impressão de dados variáveis, que permite variações de texto, cores, gráficos e imagens com base no destinatário, permite personalizar quase todos os materiais impressos. Isso se estende a coisas como URLs personalizados – quando adicionados a peças de impressão, os PURLs direcionam os clientes para páginas de destino que são altamente direcionadas e personalizadas para eles. Você pode até usar PURLs para preencher previamente as informações de um lead em formulários online.

A impressão vai mais longe usando novas tecnologias, como a realidade aumentada, que mistura os mundos físico e digital com apenas um smartphone. Semelhante a adicionar códigos QR, você pode usar AR no marketing de impressão para enviar o consumidor a uma página de destino, formulário, vídeo ou aplicativo; pode até permitir que eles façam uma chamada ou enviem um e-mail.

Mas a AR pode fazer muito mais para aprimorar a experiência digital de suas peças impressas. Ele pode revelar texto, imagens ou gráficos ocultos em suas malas-diretas quando visualizados em uma tela. Ele pode transformar imagens planas em planilhas de vendas em modelos 3D e torná-los interativos. Você pode até usar AR para lançar animações, vídeos e efeitos sonoros para criar campanhas mais envolventes.

 

Criando as campanhas de marketing combinadas mais eficazes

Claro, ao combinar esforços de marketing digital e impresso, você ainda deseja aderir às práticas recomendadas de marketing. Mais notavelmente, certifique-se de que o conteúdo que você envia por meio de qualquer meio seja relevante e valioso para o público. O uso de impressão e digital juntos permite que você dê um passo adiante e realmente personalize seu conteúdo para uma campanha altamente direcionada.

Todos os seus materiais – online e offline – devem incluir uma frase de chamariz clara. Se você estiver usando a impressão para direcionar os clientes a um local on-line, torne a oferta e as instruções claras e fáceis de seguir, ou você não verá o engajamento que esperava.

Também preste atenção ao design de suas peças impressas e digitais e como elas funcionam juntas. Vincule gráficos, cores e fontes em mídias para coesão da marca. Certifique-se de que suas peças impressas chamem a atenção, para que os consumidores queiram verificar suas ofertas digitais. O uso de enfeites especiais como folha, relevo, revestimentos brilhantes ou foscos ou cortes a laser e matrizes em seus materiais impressos pode prender e prender a atenção do cliente o suficiente para direcioná-los online.

Finalmente, monitorar suas campanhas é extremamente importante. Considere como você medirá o ROI para itens impressos e digitais. Os códigos QR e URLs personalizados podem ajudá-lo a rastrear quantas pessoas estão acompanhando o salto da impressão para o digital. Você também pode rastrear o uso de um código de desconto exclusivo fornecido apenas em materiais de marketing impressos para ver a eficácia com que suas campanhas impressas contribuíram para compras ou conversões.

A impressão é tão importante em suas campanhas de marketing como sempre, mas com os avanços tecnológicos de hoje, a impressão terá um propósito diferente como uma extensão tangível de suas campanhas digitais. Ao combinar suas campanhas digitais com impressão de maneiras únicas e envolventes, você poderá ampliar seus esforços de marketing e ver melhores resultados.

Posted by Michel Ilyan

Diretor de Franquias AlphaGraphics Brasil

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *