5 dicas para aumentar suas reuniões virtuais de vendas

As reuniões de vendas da sua empresa são cruciais para construir relacionamentos comerciais e conseguir clientes ou contas importantes. Com a recente mudança para vendas virtuais em vez de reuniões pessoais, algumas equipes de vendas estão lutando para se ajustar. Se seus representantes de vendas não estiverem preparados para vender online, seus resultados financeiros podem ser prejudicados.

Felizmente, existem estratégias fáceis que a força de vendas pode usar para transformar reuniões de vendas virtuais abaixo da média em reuniões estelares que causam uma impressão duradoura.

 

1. Mantenha seu nível usual de profissionalismo

As reuniões de vendas ajudam a estabelecer uma base de confiança e profissionalismo entre sua empresa e seu cliente potencial, mas isso não é tão fácil de fazer no ambiente virtual. No entanto, é fundamental que sua equipe mantenha o mesmo nível de profissionalismo em uma reunião online que você faria pessoalmente. Só porque você está organizando uma reunião da sua sala de estar, não significa que você deva agir como tal!

Seus clientes podem não conseguir esperar em um saguão bem decorado, mas você pode configurar uma sala de espera virtual. Isso permite que sua equipe prepare a reunião antes de permitir que os participantes entrem. Assim que a reunião começar, incentive todos a ligar as câmeras, para que todos os participantes possam ver os rostos uns dos outros e interagir em um nível mais pessoal. Obviamente, sua equipe de vendas deve ter o cuidado de criar uma atmosfera profissional com um ambiente limpo e trajes adequados para os negócios.

Como não é fácil distribuir uma agenda ou materiais de vendas durante uma reunião virtual, distribua esses itens com antecedência. Comece a reunião garantindo que todos tenham acesso a eles. Após o término da reunião, certifique-se de distribuir notas, atas, itens de ação ou um agradecimento para os participantes.

 

2. Crie momentos virtuais da marca

Sem uma reunião em seu escritório, pode ser um desafio criar momentos de marca que expressem a cultura de sua empresa e a experiência do cliente. Você precisará implementar estratégias amigáveis ​​virtuais que infundam a marca em sua apresentação de vendas para ajudar a reforçar essa consciência. Cada ponto de contato que você tem com o cliente em potencial antes, durante e depois da reunião deve incorporar elementos de sua marca e mensagens.

Em primeiro lugar, sua reunião deve manter uma experiência de marca coesa. Tome cuidado ao usar cores, fontes, tons, estilo e mensagens apropriados para sua marca.

Além disso, tente encontrar maneiras de incorporar a marca sempre que puder. Obviamente, sua marca deve ter destaque nos slides da apresentação, mas considere outras estratégias mais exclusivas também. Sua equipe de vendas pode usar cenários de marca correspondentes ou vestir roupas de marca para criar um senso de coesão. Todas as comunicações pré e pós-reunião também devem fornecer um lembrete de sua marca.

 

3. Considere como você entrega materiais de vendas

Materiais de vendas atraentes e informativos são essenciais para apresentar seus produtos e serviços de forma tangível. Ao hospedar reuniões virtuais, você não pode distribuir fisicamente esses materiais sozinho. Mas isso não significa que você ainda não pode fornecê-los!

Se o seu material é melhor fornecido em formato físico, envie-o ao cliente antes da reunião. Se você planeja utilizar materiais digitais, não apenas os anexe a um e-mail – encontre uma maneira criativa de entregar os materiais e fazer o cliente se sentir especial.

Não importa o formato que você escolher, torne seus materiais de vendas uma experiência para o cliente ver. Os materiais digitais devem dar a sensação de abrir um e-card criativo. Eles podem conter flip books, portfólios profissionais e sites interativos que incentivam o envolvimento do cliente.

Os materiais físicos enviados devem fazer os clientes sentirem que estão abrindo uma caixa de presente. Preste muita atenção em como os itens são embalados – incorporando sua marca aqui também – e quais materiais estão dentro, como uma agenda impressa e pastas profissionalmente projetadas e encadernadas, folhetos informativos ou catálogos.

 

4. Faça o cliente se sentir especial

As reuniões virtuais são impessoais por natureza – não é o mesmo que sentar à mesa de alguém e manter uma conversa. Para quebrar as distrações e a divisão virtual, coloque ênfase em fazer seu cliente se sentir especial. Certifique-se de que eles saem da reunião com a sensação de que foram bem cuidados.

Graças à tecnologia e ao correio, você pode estender suas vantagens habituais de reuniões presenciais aos participantes virtuais. Se você está organizando um almoço ou café que normalmente serve, vá mais longe enviando um cartão-presente para comida ou até mesmo entregue a comida para o cliente!

Dentro de seu pacote de materiais de vendas impressos, você também pode incluir guloseimas de marca e outros brindes, incluindo blocos de notas, canetas, adesivos ou até mesmo roupas. Todas essas coisas ajudam você a se destacar de outras pessoas que podem conduzir uma reunião virtual comum.

 

5. Trabalhe em estreita colaboração com a TI

Poucas coisas são mais frustrantes durante uma reunião profissional do que questões técnicas. Soluços de áudio / visual podem não ser apenas irritantes para o cliente – eles têm o potencial de arruinar completamente a reunião.

Antes da reunião, faça uma sessão prática com sua equipe de TI para garantir que a sala de espera virtual, a conexão à Internet, os componentes de áudio e vídeo e a apresentação funcionem conforme planejado. Familiarize-se com a tecnologia, para que você não tenha dificuldade em ir para o próximo slide ou passar da apresentação para o seu feed de vídeo pessoal.

Assim que a reunião começar, peça ao TI para sentar ou estar prontamente disponível para ajudar com questões técnicas. Isso garante que eles possam resolver os problemas imediatamente, em vez de deixar seus clientes sentados em um silêncio desconfortável enquanto sua equipe tenta consertar as coisas.

 

Libere seu potencial por meio de vendas virtuais

As reuniões virtuais de vendas não precisam ser difíceis; eles são apenas diferentes. Há muitas maneiras de garantir que sua reunião virtual seja tão envolvente e contundente quanto uma reunião presencial. Você só precisa ter tempo para fazer um plano e colocá-lo em ação!

Posted by Michel Ilyan

Diretor de Franquias AlphaGraphics Brasil

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *