Como aproveitar a sinalização para fazer o marketing da sua empresa

É impossível caminhar ou dirigir em um ambiente urbano hoje e não ver a sinalização. Toda empresa tem sinalização, em grande parte porque é a forma mais simples e acessível de publicidade. As placas da vitrine dizem: “Minha empresa opera aqui”. Bandeiras e faixas dizem: “Estamos em liquidação agora”. As janelas grandes dizem: “Veja os produtos que vendo.”

Não apenas esse tipo de sinalização está ao nosso redor, mas é uma parte onipresente de como interagimos com o mundo como consumidores. Os tipos de sinalização aos quais estamos expostos e as mensagens que vemos nos levam a agir e reagir com as marcas que os veiculam. Isso quer dizer que, do ponto de vista empresarial, ter a sinalização certa é muito importante para o sucesso!

 

Por que a sinalização é importante para qualquer empresa

A sinalização desempenha muitas funções diferentes para uma empresa. Sua sinalização nunca é apenas um anúncio ou uma peça de garantia da marca. É uma ferramenta de marketing poderosa e multifacetada.

Aqui estão algumas maneiras de pensar sobre sinalização, além dos meios de venda:

  • Informe, direcione ou incentive um cliente a realizar uma ação desejada
  • Atraia a atenção, crie intriga e promova o interesse
  • Exponha as pessoas e eduque-as sobre sua marca
  • Fortaleça a consciência da sua marca e o reconhecimento do cliente
  • Destaque-se da competição
  • Acima de tudo, a sinalização é uma representação tangível e visível da sua marca. Quando os consumidores olham para ele, eles tiram conclusões sobre seu negócio com base em sua aparência e no que diz a mensagem. Eles farão suposições – garantidas ou não – com base em como sua sinalização chega a eles.

Se sua sinalização envia uma boa mensagem e cria uma emoção positiva, há uma boa chance de sua marca se beneficiar de alguma forma. Um cliente pode decidir entrar em sua empresa e comprar algo ou desenvolver uma associação positiva com sua marca que o leve a recomendá-lo a um amigo. Infelizmente, o oposto também é verdadeiro. A sinalização ruim irá desencadear uma resposta sem brilho e pode até mesmo diminuir as expectativas ou percepções das pessoas sobre o seu negócio. Em um mundo onde a percepção é realidade, uma boa sinalização é vital e importante!

 

Torne a sinalização parte de sua estratégia de marketing

A sinalização é uma das melhores maneiras de interagir com as pessoas no mundo físico. Os consumidores não podem enviar um sinal para spam ou cancelar a assinatura de sua sinalização. Está sempre lá, sempre visível, sempre predominante. Na era do marketing digital, nada se compara ao poder de permanência da sinalização física.

Por esses motivos, a sinalização é um ótimo complemento para sua estratégia de marketing. Ele fornece uma oportunidade de capturar um público que você normalmente não alcança em outros canais e reforça sua mensagem para construir fidelidade com os clientes existentes. Onde, quando e como você exibe a sinalização oferece uma gama quase infinita de possibilidades para aumentar a conscientização, direcionar o tráfego e gerar mais vendas.

Como todo o seu marketing, você deseja alcançar as pessoas certas, no momento certo, com a mensagem certa. Com a sinalização, você tem a vantagem de escolher o local em que será exibida. Considere o contexto desse local e forneça suas mensagens de acordo. Por exemplo, um sinal na janela de uma empresa solicitará uma ação mais imediata e pode levar a uma compra, enquanto um anúncio em um aeroporto será mais informativo.

 

Use sinalização para chamar a atenção

Considere também o seu público. Sua mensagem deve ser relevante e significativa para o tipo de pessoa que você está tentando atrair, incluindo texto, recursos visuais, tom, branding e a frase de chamariz. Use uma linguagem e imagens que ressoem com eles e lhes dê um motivo para fazer algo diferente do que apenas olhar para o seu letreiro. Empurre-os para agir!

As possibilidades de sinalização são praticamente infinitas. As empresas podem criar sinais em qualquer tamanho, forma, cor ou material e exibi-los em qualquer lugar. Na verdade, você está limitado apenas pela sua imaginação, mas existem algumas práticas recomendadas para se manter em mente:

  • Mantenha sua mensagem simples. Não mais do que sete palavras é uma regra comum.
  • Torne o texto grande o suficiente para ser fácil de ler à distância.
  • Escolha um esquema de cores atraente – um que seja da marca, mas agradável aos olhos.
  • Fornece contraste entre o texto e as cores ou fundos para garantir a legibilidade.
  • Mantenha-o consistente com a identidade da sua marca, incluindo cópia, imagens e CTA.
  • Quer realmente elevar a sua sinalização? Considere colocá-lo onde e quando seu público menos espera, mas onde deve causar uma grande impressão. Geralmente são lugares onde a ação imediata não é possível (como em um banheiro ou em um outdoor), mas onde o inesperado do letreiro imprimirá sua mensagem de uma forma mais significativa.

Você também pode adotar uma abordagem criativa para deixar as pessoas intrigadas com sua sinalização. Você já seguiu setas no chão ou pegadas em uma loja? Essa é a sinalização criativa no seu melhor!

 

Quais são os melhores sinais para sua empresa?

O tipo de sinal que você seleciona dependerá muito de sua intenção. Abaixo estão alguns dos tipos mais comuns de sinalização comercial e seus benefícios.

 

Faixas, Bandeiras e Sinalização em Grande Escala

Não há como ignorar banners, bandeiras e outras sinalizações em grande escala fora de uma loja! Estes sinais imperdíveis são os melhores para chamar a atenção geral e comunicar um objetivo claro para atrair os transeuntes e atraí-los.

 

Gráficos de parede e piso

Ótimo para aplicações internas e externas, os gráficos de parede e piso fornecem orientação, aumentam o conhecimento da marca e promovem ações claras para os clientes.

Use gráficos de parede para mostrar sua marca e reiterar os valores de sua marca. Uma maneira de pensar sobre isso é como uma parede de declaração, mas em vez de pintar, é um gráfico de parede de marca! Gráficos de piso são ótimos para orientação, mas também podem ser úteis para transmitir mensagens de marca. Hoje, muitas empresas estão usando gráficos de piso como uma forma de impor distanciamento social.

 

Assinatura digital

A sinalização digital combina os benefícios e as amplas possibilidades da tecnologia digital com a eficácia comprovada da sinalização física. O resultado é uma sinalização altamente personalizável e sempre relevante.

A sinalização digital é uma boa opção para quem deseja maior flexibilidade e personalização. Eles permitem que você ajuste facilmente sua mensagem para públicos diferentes ou em horários diferentes do dia. Eles oferecem uma variedade de tipos de mídia, como vídeos, GIFs e animações no lugar de imagens estáticas. E, em alguns casos, até estimulam o consumidor a interagir com sua marca, como telas sensíveis ao toque e placas de orientação digital.

 

 

As opções de sinalização não param por aí, nem as possibilidades de atrair e envolver seu público. Fale com um especialista em sinalização na AlphaGraphics para saber mais sobre os vários tipos de sinalização e as infinitas opções de personalização disponíveis, para que você possa dar vida à sua mensagem da maneira mais eficaz.

Posted by Michel Ilyan

Diretor de Franquias AlphaGraphics Brasil

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *